HOLLANDA DEFENDE COOPERATIVAS



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) fez um apelo hoje (dia 13) aos membros do Poder Legislativo para que seja agilizada a votação dos projetos de lei referentes às sociedades cooperativas em tramitação no Congresso Nacional.Ele entende que a votação dessas matérias servirá de estímulo para o desenvolvimento desse "dinâmico" setor que tanto tem a contribuir para minimizar as conseqüências do grave e preocupante problema do desemprego no Brasil.

Conforme o senador, as cooperativas, em virtude de seu grande potencial de geração de empregos e de distribuição de renda, são, atualmente, consideradas um dos mais adequados instrumentos de política econômica existentes no mundo de competição acirrada.

Joel de Hollanda destacou principalmenteo segmento das cooperativas de trabalho, lembrando que existem, hoje, no Brasil, cerca de 516 cooperativas dessa natureza, com mais de 95 mil associados.

- Essas cooperativas vêm possibilitando a reinserção nacadeia produtiva de um enorme contigente de trabalhadores que perderam seus empregos, em conseqüência de um mercado formal cada vez mais excludente - disse.

Hollanda ressaltou que o cooperativismo do trabalho eleva a taxa daocupação da mão-de-obra nacional, amplia as oportunidades de ganho de dinheiro e garante uma melhor distribuição de renda no país. Além disso, conforme o senador, melhora acentuadamente as condições de trabalho, na medida em que os cooperados, sendo eles próprios empresários, estabelecem em comum suas normas de atuação.

O senador pediu, também, ajuda ao Governo Federal no sentido que se adote uma política que incentive a formação dessas cooperativas, além de uma rigorosa fiscalização.

- O ministério do Trabalho e membros da Justiça do Trabalho vem sendo alertados por sindicatos para a necessidade de coibir a existência de cooperativas fantasmas. Tudo indica que essascooperativas de fachada estariam sendo manipuladas por empresas que buscam obter lucros maiores utilizando mão-de-obra ilegalmente, sem pagar direitos e encargos trabalhistas- concluiu

Joel de Hollanda foi apoiado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) .

13/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

HOLLANDA DEFENDE MODERNIZAÇÃO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPORTE MULTIMODAL

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE URGENTE REFORMA TRIBUTÁRIA

JOEL DE HOLLANDA DEFENDE POLÍTICA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS