"PROVÃO AJUDA NA QUALIDADE DO ENSINO", DIZ HOLLANDA



O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) afirmou hoje (dia 20) que os "ótimos" resultados da segunda etapa de avaliação dos cursos superiores consolidaram de vez o "Programa Provão" como um instrumento eficaz. O senador informou que o último Provão avaliou 822 cursos, número 33,4% superior ao verificado em 1996, quando do lançamento do programa.

Destacando que os parâmetros e resultados do Provão oferecem novas referências para a consolidação dos cursos que apresentaram bom desempenho, o senador afirma que cresceu o número de cursos avaliados em todo o país, ampliaram-se as áreas do conhecimento a serem examinadas,além de ter havido uma redução no percentual de alunos que entregam suas provas em branco.

Hollanda lembrou que dados apresentados pelo Ministério da Educação confirmaram um aumento significativo do número de estudantes que se submeteram ao exame. Ele afirmou que, em 1997, compareceram às provas mais de 85 mil graduandos, correspondendo a um acréscimo de cerca de 54% em relação ao ano anterior. Ressaltou ainda que em 1997 o índice de provas entregues em branco foi 5 vezes menor que em 1996. "Foram 2,2% contra os 11,69% de 96".

O senador constatou que mesmo os cursos com desempenho insatisfatório passaram a dispor de critérios seguros para a correção das falhas em aspectos fundamentais, diretamente ligados ao processo de ensino-aprendizagem, às diretrizes curriculares, às condições de infra-estrutura e à atuação do corpo docente.

Joel de Hollanda elogiou ainda o ministro da Educação, Paulo Renato, pela coragem de instituir e de realizar este exame. Na opinião do senador, já não há mais como contestar a influência positiva do Provão na educação do país, "tão carente de profissionais competentes e cidadãos conscientes da grande tarefa que nos compete assumir, a de construir uma Pátria desenvolvida, próspera e feliz".



20/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


HOLLANDA: PESQUISA DO "PROVÃO" MOSTROU UNIVERSIDADE ELITISTA

ALCÂNTARA DIZ QUE PROVÃO DO MEC MOSTROU EVOLUÇÃO DO ENSINO

ARRUDA CREDITA AO PROVÃO MELHORIA DO ENSINO SUPERIOR NO PAÍS

LÚCIO ALCÂNTARA DIZ QUE "PROVÃO" PODE RENOVAR ENSINO SUPERIOR

PAULO GUERRA DIZ QUE PROVÃO REVELA SITUAÇÃO GRAVE NO ENSINO

HOLLANDA DESTACA INICIATIVAS EM FAVOR DO ENSINO BÁSICO