Ibama flagra madeira extraída ilegalmente no Amapá



Agentes do Ibama flagraram dez homens realizando o carregamento de madeira serrada extraída ilegalmente do interior do assentamento Agroextrativista do Maracá, no município de Mazagão, no estado do Amapá. Foram apreendidos cerca de 9 m³ de madeira serrada, um caminhão, uma motosserra e uma camionete que dava apoio a infração.

Os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de polícia e os responsáveis foram multados pelo Órgão Estadual de Meio Ambiente (Sema/Imap). A ação foi realizada na madrugada de sábado para domingo (1).

Foi constatado que o delito ocorria há bastante tempo nos ramais vicinais da BR 156, próximo ao Rio Preto, onde os infratores derrubavam as árvores e as desdobram em pranchas no próprio local. O transporte da madeira serrada era realizado durante a noite, principalmente nos finais de semana e feriados, para burlar a fiscalização, por via rodoviária e por via fluvial.

O Assentamento Agroextrativista do Maracá é um projeto de assentamento especial desenvolvido pelo Incra, que leva em consideração as características da população tradicional da região. É o maior assentamento do estado em área e o mais preservado ambientalmente. Moram no assentamento mais de 4000 pessoas distribuídas em 934 unidades familiares cadastradas junto ao Incra

As ações de fiscalização conjuntas do Ibama, Imap e Batalhão Ambiental na região do assentamento devem continuar de forma a combater os ilícitos ambientais na região. A ação de fiscalização do Ibama atendeu a uma solicitação do Secretário de Meio Ambiente do Amapá.

Fonte:
Ibama



04/02/2014 14:24


Artigos Relacionados


Ibama desmonta serraria no Maranhão por processar madeira extraída ilegalmente de reserva biológica

ROMERO JUCÁ QUER PROIBIR A EXPORTAÇÃO DE MADEIRA EXTRAÍDA DA AMAZÔNIA LEGAL

Operação flagra uso ilegal de madeira da Mata Atlântica

Ibama flagra coreanos com material biológico em MT

Ibama apreende madeira ilegal em Mato Grosso

PRESIDENTE DO IBAMA CITA RECORDES DE APREENSÃO DE MADEIRA