Iberoamericanos defendem participação do setor privado em infraestrutura pública



A Reunião de Ministros Iberoamericanos de Fomento terminou na terça-feira (29), em Madri, na Espanha, com a assinatura da Declaración de Madrid – documento que trata dos objetivos levantados pelos ministros para avançar no desenvolvimento das infraestruturas de transportes eficientes e sustentáveis.

Para a ministra do Planejamento da Espanha, Ana Pastor, é preciso incentivar a participação do setor privado nos projetos de infraestrutura do setor público. “A entrada de novos modelos de concessão público-privada deve marcar o sistema de infraestrutura do futuro da comunidade latinoamericana”, defendeu a ministra espanhola.

De acordo com o documento os investimentos em infraestruturas de transporte tem se demonstrado essenciais para fomentar o crescimento econômico e a competitividade para, consequentemente, reduzir a pobreza, fortalecer a integração regional e promover a inclusão social.

A declaração assinada pelos ministros iberoamericanos propõe que os países solicitem às instituições multilaterais e bilaterais de crédito que garantam recursos para as economias menores e vulneráveis da região para que elas possam desenvolver instrumentos que facilitem o financiamento de projetos de infraestrutura de transportes.

Mais cedo, em discurso feito durante a reunião, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também defendeu a participação das instituições multilaterais de crédito no financiamento de projetos de infraestrutura.

“Acredito que tais instituições precisam reservar uma parte de sua carteira de projetos genuinamente de integração regional direcionada às economias menores ou aquelas que enfrentem maior dificuldade para realizar essas ações. Tal medida poderia enfrentar de forma efetiva a assimetria existente entre nossos países”, destacou.

 

Fonte:
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão



30/05/2012 14:28


Artigos Relacionados


Especialistas defendem parceria com setor privado para melhorar infraestrutura de transporte

Especialistas defendem participação do setor privado na área de transporte aéreo

Governo estuda participação do setor privado no Programa Espacial Brasileiro

Setor privado critica alterações em projeto que amplia uso de pregão eletrônico no setor público

Tião Viana e Gaudenzi defendem capital privado nos aeroportos

Setor Privado