Ideli apresenta proposta para viabilizar recuperação salarial dos professores



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comunicou ao Plenário nesta quinta-feira (28) que apresentou projeto com o objetivo de solucionar o conflito entre o que estabelece a Constituição e o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que diz respeito à recuperação salarial dos professores. A LRF estabelece um limite de 60% da receita corrente líquida para o pagamento de pessoal e a Constituição, no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que trata da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) estabelece que não menos de 60% dos recursos do fundo devem ser aplicados no pagamento de professores do ensino fundamental em efetivo exercício no magistério.

O que ocorre, segundo a senadora, é que o limite de gastos com pessoal é calculado e o pagamento dos professores acaba não atingindo os 60% do Fundef, uma vez que, com o atendimento da Lei do Fundef, o limite da LRF seria ultrapassado. Isto, disse a senadora, tem sido utilizado como argumento para que os professores, principalmente da rede estadual de ensino, tenham tido reajustes insignificantes, não se aplicando efetivamente a Lei do Fundef.

Ideli Salvatti propõe, então, que ao efetuar o cálculo do limite de gasto com pessoal, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, não sejam computados, na receita corrente líquida, os 60% dos recursos do Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) - que têm que ser obrigatoriamente aplicados no pagamento dos professores - e, na coluna da despesa de pessoal, o pagamento de professores do ensino fundamental em efetivo exercício do magistério.

Com as mudanças propostas, a senadora espera dar condições legais para assegurar a recuperação salarial dos professores.

- Com isso, abre-se a possibilidade de compatibilizar a LRF e a Constituição federal. Mais do que isso, reafirma-se a prioridade do país com o desenvolvimento da educação - resumiu Ideli.



28/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comunica lançamento de frente em defesa do piso salarial para professores

Ideli anuncia a entrega a Lula do projeto que cria piso salarial para professores

Ideli critica ação contra a lei que estabelece piso salarial para os professores da educação básica

Ideli condena ação de governadores contra piso salarial dos professores

Alberto Silva apresenta proposta para recuperação de 32 mil quilômetros de rodovias

Líder do PMDB anuncia proposta para viabilizar prorrogação da CPMF