Ideli: Brasil não pode perder oportunidade de acabar com a discriminação racial
Ao discursar no Dia Nacional da Consciência Negra, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que o Brasil não pode perder a oportunidade de acabar com a discriminação contra os afro-descendentes. O momento atual é de afirmação da raça negra, com um senador negro, Paulo Paim (PT-RS), alçado ao posto de 1º vice-presidente do Senado, e o ministro Joaquim Barbosa, o primeiro negro a tomar assento no tribunal mais importante do país.
Ideli informou que nesta quinta-feira (20) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá a Alagoas, na região onde floresceu o Quilombo de Palmares, para homenagear os escravos negros e conceder títulos de propriedade rural a seus descendentes. Ela lembrou que 6 milhões de negros que foram arrancados de suas terras para vir ao Brasil, na condição de escravos.
Em função da discriminação racial e da falta de oportunidades, os brasileiros negros ganham, nos dias de hoje, metade dos salários dos brancos, representam a maior parte dos analfabetos e dos pobres do país, ressaltou a senadora.
Para Ideli, o Dia Nacional da Consciência Negra deve servir para lembrar a todos a necessidade de trabalhar pelo fim da discriminação racial, de maneira pessoal e também coletiva.
20/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA APONTA OPORTUNIDADE PARA GOVERNO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Simon: Congresso não pode perder a oportunidade de promover as reformas
Brasil corre risco de perder oportunidade na área espacial, alerta Jobim
Eventos internacionais no Brasil terão Observatório da Discriminação Racial
Vídeo | Orçamento impositivo é oportunidade para acabar com ‘toma lá dá cá’, diz Renan
Osvaldo Sobrinho: 20 de novembro é oportunidade de refletir sobre questão racial