Ideli defende ação da PF na Operação Navalha e sugere a apuração de abusos



Em pronunciamento nesta quinta-feira (24), a senadora Ideli Salvatti (SC), líder do PT, rebateu críticas de senadores ao comportamento considerado impetuoso e arbitrário da Polícia Federal durante a Operação Navalha. Segundo a senadora, a PF tem cumprido com isenção sua missão de coibir a corrupção com dinheiro público, prendendo e quebrando sigilo telefônico somente com ordem judicial da ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon.

- Veja bem, na Operação Navalha, os indícios levaram a ministra a dar ordem para prender, o que foi feito com o acompanhamento do procurador do Ministério Público. Agora, se há vazamentos sobre os inquéritos policiais iniciados pela Polícia Federal, as responsabilidades deverão ser apuradas e as providências legais tomadas. De qualquer forma, não me lembro de apurações da Polícia Federal, em décadas de República, que tenham, em quatro anos, deflagrado 35 operações contra a corrupção e prendido 5.841 denunciados, dentre eles mais de mil servidores públicos e cem policiais federais - assinalou.

Ideli disse ainda que o direito de divulgação pela imprensa é uma prerrogativa legal. Segundo avaliou,"alguém seleciona como utiliza o trecho de gravação que vai para o horário nobre da televisão e o divulga, e este é um poder baseado no estado de direito".

A senadora também conclamou os senadores a cobrarem a agilização dos processos de corrupção "engavetados" na Justiça. Para isso, pediu apoio a projeto de sua autoria que promove alterações no Código de Processo Penal para dar prioridade de tramitação aos procedimentos judiciais em processo de crime de responsabilidade de funcionários públicos contra a ordem pública.

- Ou seja, que passem à frente de tudo, porque mexer com dinheiro público tem que ter prioridade na investigação e punição - finalizou.



24/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan defende aprofundamento das investigações da Operação Navalha

José Nery defende CPI mista para investigar denúncias da Operação Navalha

Ideli defende apuração das contas CC-5 do Banestado pela PF e Controladoria da União

Ideli defende ação do governo na recuperação de rodovias

Renan nega que tenha criticado a Operação Navalha

Senadores debatem procedimentos da Polícia Federal na Operação Navalha