Ideli destaca atuação de Cristovam no Ministério da Educação
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou a atuação do senador Cristovam Buarque (PT-DF) no Ministério da Educação, apontando que, em menos de um ano, ele iniciou vários programas relevantes para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
- Logo ao assumir o cargo, Cristovam estabeleceu 31 metas educacionais do Brasil para serem colocadas em prática antes do segundo centenário da Independência, ou seja, 2022. E, para começar a caminhada rumo a um Brasil sem analfabetismo e de acesso à educação para todos e todas, independente de classe, região, raça e deficiência física - afirmou Ideli.
Uma das marcas deixadas por Cristovam como ministro da Educação, segundo a senadora, foi a implantação do projeto Brasil Alfabetizado. Com o objetivo de sensibilizar e provocar o debate sobre o analfabetismo de 20 milhões de pessoas, ela informou que no final do ano passado 3,2 milhões de jovens e adultos haviam sido alfabetizados.
nJá o programa Escola para Todos, afirmou Ideli, lançado também no ano passado, tem como objetivo final incluir 100% da população de 7 a 14 anos na escola. Ela antecipou que o Mapa da Exclusão, elaborado pelo governo federal, estados e municípios, divulgará os nomes de 1,5 milhão de crianças e adolescentes fora da sala de aula até o segundo semestre deste ano, para que todas elas sejam matriculadas.
Outra iniciativa do ex-ministro da Educação, destacou Ideli, foi o programa Escola Ideal, para equipar escolas com modernas tecnologias, além de professores e funcionários preparados, motivados e bem remunerados. Ela disse que o projeto já foi implantado em 29 municípios do Maranhão, Piauí, Paraíba, Ceará, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina. A meta para 2004 é incluir outras 131 cidades de até 15 mil habitantes e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) confessou não entender como um homem culto e com tantos méritos na educação foi demitido do cargo por um telefonema pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) opinou que o Brasil inteiro conhece o talento, o espírito público e a dedicação de Cristovam à educação. Também saudando a volta de Cristovam ao Senado, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) registrou a sinceridade do ex-ministro ao reconhecer os avanços que a educação do país teve na gestão do ministro anterior, Paulo Renato, apesar dele integrar um partido adversário do PT. O senador Flávio Arns (PT-PR) elogiou a capacidade de diálogo de Cristovam, que, quando ministro, manteve negociações até com a União Nacional dos Estudantes (UNE).
04/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam destaca atuação de Hélio Costa no Ministério das Comunicações
Valmir Amaral destaca atuação do Ministério Público no combate ao trabalho escravo
Ideli destaca medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação
Ideli destaca "revolução na educação" promovida pelo governo Lula
Cristovam proporá a Dilma criação do Ministério da Educação de Base
Cristovam Buarque destaca artigo em defesa da educação de base