Ideli destaca medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação
Outras medidas elogiadas por Ideli, ainda em estudo pelo Ministério da Educação, foram a instituição da Prova Brasil, para avaliar a qualidade do ensino básico, e a previsão de investimentos em transporte escolar rural.
Ideli salientou que estados e municípios enfrentam dificuldades para investir na educação básica, que será o eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, e, por isso, necessitam de complementação por parte do governo federal. Ela frisou que esta intervenção do governo federal é positiva e se dá unicamente no sentido de buscar a melhoria do ensino.
Referindo-se ao estabelecimento de um piso salarial para os professores, Ideli disse que esta medida poderá melhorar significativamente a qualidade no ensino básico no país, uma vez que mesmo estados ricos como Santa Catarina não têm ainda piso salarial neste valor.
Em aparte, Epitácio Cafeteira (PTB-MA) alertou ainda para a necessidade de instituir mecanismos adequados de fiscalização dos recursos destinados à educação para evitar desvios. Tião Viana (PT-AC) disse que, caso o Brasil consiga instituir o horário integral nas escolas básicas, isso poderá reduzir em até 80% o índice de criminalidade. Cristovam Buarque (PDT-DF) comunicou a realização de audiência pública com o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o plano. Cícero Lucena (PSDB-PB) conclamou toda a sociedade para ajudar na implementação do programa educacional anunciado pelo governo.19/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação
Ideli registra medidas de apoio à educação
Ideli destaca medidas da Caixa para ampliar crédito
Ideli destaca medidas do governo para acabar com o oligopólio dos bancos
Ideli destaca novas medidas do governo para estimular economia
Ideli destaca atuação de Cristovam no Ministério da Educação