Ideli destaca medidas do governo para acabar com o oligopólio dos bancos



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou uma série de medidas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de instalar a concorrência dentro do sistema bancário no país, barateando, assim, o custo do dinheiro. Ela citou a redução do depósito compulsório dos bancos sobre os depósitos à vista de 60% para 45%, ressaltando que a medida permitirá que R$ 8 bilhões, que ficavam retidos no Banco Central, sejam disponibilizados para o crédito. A medida irá possibilitar, explicou a senadora, a redução dos juros, principalmente do spread, que é a diferença entre o que o banco paga para os investidores e o que cobra quando empresta dinheiro.

Ideli observou que os recursos liberados do compulsório poderão alimentar a compra de dólares e de títulos, na rolagem da dívida. Ela explicou que este risco existe porque os juros reais continuam altos e o perfil da dívida, de curto prazo e vinculada ao dólar, -herança do governo passado-, ainda não pode ser alterado pelo atual governo. Por isso, salientou, junto com a redução do compulsório há a expectativa de queda maior da taxa de juros Selic.

A senadora lembrou que a redução do compulsório já teve repercussão no sistema financeiro, com a redução dos juros, o que acaba provocando uma reação em cadeia, com a redução dos juros também no comércio.

Ideli também destacou medidas a serem adotadas pelo governo com o objetivo de quebrar o que chamou de oligopólio do sistema financeiro, como a possibilidade de concessão de empréstimos com desconto em folha. A medida reduziria o spread, pela redução do risco, e criaria competitividade no sistema financeiro o que, afirmou, hoje não existe. Outra medida a ser tomada pelo governo, disse a senadora, é a possibilidade de uso, pelos bancos, de 2% do compulsório para a concessão de microcrédito. Estas medidas, salientou, irão -instalar a concorrência dentro do sistema bancário brasileiro-.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli destaca ações do governo para diminuir juros dos bancos

Ideli destaca novas medidas do governo para estimular economia

Ideli destaca medidas da Caixa para ampliar crédito

Paim destaca disposição do governo para acabar com fator previdenciário

Ideli destaca medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação

Ideli elogia medidas do governo para reduzir carga tributária