Ideli diz estranhar críticas da oposição e comemora avanços do Brasil



Ao manifestar sua estranheza com os pronunciamentos feitos por senadores da oposição, que, na sua avaliação, sempre foram na direção de que o Brasil não dará certo, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comemorou o anúncio pela imprensa de vários avanços conquistados recentemente pela economia brasileira. A principal notícia teria sido a elevação da nota atribuída ao país na classificação de risco Fitch, que reflete uma melhora na situação externa, nas políticas macroeconômica e no aumento da poupança doméstica.

A agência de classificação de risco Fitch colocou o Brasil a uma nota do grau de investimento. A senadora por Santa Catarina explicou que, quando atingir o selo investment grade, o país se credenciará a ter um volume maior de investimentos externos a um custo menor. Ideli citou como exemplo o fato de o governo norte-americano exigir que os fundos de pensão dos Estados Unidos só invistam em países que detenham o selo.

- Estamos muito próximos do investment grade. Deveríamos estar comemorando esta notícia tão positiva, promissora e alvissareira. Nunca estivemos tão próximos de ter esse reconhecimento internacional de solidez, da estabilidade e da condição econômica do país para poder atrair investimentos. Os que criticam o governo nunca tiveram a capacidade de diminuir o risco Brasil para 152 pontos, como agora - comparou Ideli Salvatti.

A senadora também destacou debate realizado na noite da quarta-feira (9) no Senado, quando o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ricardo Paes de Barros, informou que as classes de menor poder aquisitivo no Brasil tiveram ao longo do primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva um crescimento econômico superior ao da média do país.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli disse estranhar críticas de Virgílio a Benedita

Ideli diz estranhar tom dos discursos da oposição

Ideli contesta críticas da oposição

Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

Ricardo Ferraço comemora avanços trabalhistas no Brasil

Brasil comemora Dia Mundial da Alimentação com avanços no combate à fome