Ideli diz que o governo não aceitará exploração política do caso Waldomiro Diniz
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que o governo não aceitará a exploração política do caso Waldomiro Diniz por meio da instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Ela disse que a expectativa da população brasileira é ver o governo governando e o Legislativo examinando e votando as propostas que estão no Congresso.
Ideli disse que, apenas se as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público não levarem à punição dos culpados no caso Waldomiro, ou se a medida provisória que fechou os bingos for rejeitada, o governo poderá concordar com a instalação da CPI.
A senadora afirmou que, por enquanto, as investigações prosseguem normalmente. Para ela, a nota conjunta dos partidos da base de sustentação do governo no Senado (PT, PC do B, PMDB, PSB e PPS), divulgada na semana passada, foi clara ao não concordar com a tentativa dos partidos de oposição de paralisar o Legislativo e o Executivo.
Ela lamentou o clima "beirando a histeria", que caracterizou o Senado na semana passada, com uma sucessão de fatos a seu ver lamentáveis, como o discurso do senador Almeida Lima (PDT-SE), a exploração política de um crime comum o assassinato do primo do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), seguido de manobras "de ir e vir no protocolo da CPI", feitas pelo senador Magno Malta (PL-ES).
Segundo Ideli, ficou claro haver uma disputa política entre governo e oposição, e que os oposicionistas visavam paralisar o país. Os partidos de sustentação do governo no Senado decidiram reagir e, por esse motivo, assinaram a nota conjunta, relatou a senadora por Santa Catarina.
08/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro diz que anúncio de CPIs é estratégia do governo para abafar caso Waldomiro Diniz
Sérgio Guerra pede esclarecimento do caso Waldomiro Diniz
Senadores discutem instalação de CPI para caso Waldomiro Diniz
Antero volta a pedir CPIs dos Bingos e do caso Waldomiro Diniz
Capiberibe diz que PSB aguarda apurações para assinar CPI do caso Waldomiro Diniz
Heloísa Helena: Senado tem obrigação de instalar CPI para caso Waldomiro Diniz