Ideli responde a Arthur Virgílio e pede continuidade dos trabalhos no Senado



A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), pediu nesta quinta-feira (27) que o relacionamento entre oposicionistas e governistas volte ao clima de entendimento que dominou a conversa das lideranças partidárias no gabinete do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), no início da tarde desta quinta, em torno do andamento dos trabalhos no Senado no mês de junho.

Ela se pronunciou após discurso do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), que anunciou a intenção da oposição de obstruir as votações em função de entrevista do ministro da Casa Civil, José Dirceu. O líder avaliou que o tom da entrevista foi -arrogante- e que o ministro tentou interferir nos trabalhos do Congresso.

Para Ideli, que considerou o discurso de Arthur Virgílio contundente, a principal tarefa dos parlamentares é legislar e é pelas responsabilidades assumidas que a população vai avaliar não só o governo, mas também os parlamentares.

- A responsabilidade que nós temos com as votações, com o andamento da pauta legislativa, é de todos nós, não é somente do governo, mas também da oposição. Estou assustada porque parece que vão pedir verificação de quórum no projeto que é para flexibilizar a inclusão de pessoas na Lei de Anistia. Quando isto aqui caminha ou quando não caminha, como aconteceu com a rejeição da MP dos Bingos, todos nós temos que responder - advertiu.

Ideli disse que, como líder, tem tido uma postura de contemporizar as relações entre governo e oposição. Mas se fosse para acirrar os ânimos, ela teria -mais de uma dezena de discursos da oposição- para demonstrar que os oposicionistas não têm ajudado. Ela destacou que Arthur Virgílio e o restante da oposição têm feito cobranças ininterruptas ao governo, -no que exercem seu direito legítimo como oposicionistas-, mas as cobranças -devem ser compatíveis com a história, com o que já se fez ou deixou de se fazer em benefício da população-.



27/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli responde a críticas de Virgílio a José Dirceu

Arthur Virgílio responde a matéria da 'IstoÉ'

Arthur Virgílio responde listando denúncias contra Renan

Arthur Virgílio responde a críticas pela criação da CPI da Petrobras

Arthur Virgílio pede transcrição de editoriais nos Anais do Senado

Arthur Virgílio pede afastamento de Renan da Presidência do Senado