Ideli Salvatti: Desde 1988 PT é o único partido que conquista mais prefeituras a cada eleição



Ao se dizer "muito satisfeita" com o resultado das eleições deste domingo (5), a senadora Ideli Salvatti (SC), líder do PT, afirmou que o seu partido é o único que, desde 1988, conquista mais prefeituras a cada eleição. Informou que o partido garantiu até agora (ainda haverá segundo turno em alguns municípios) 545 prefeituras. Lembrou que, há 30 anos, o partido administrava apenas 38 municípios.

Pelos números disponíveis até agora, o PMDB sairá destas eleições com pelo menos 1.201 prefeituras, conforme a senadora. O segundo partido com maior número de prefeituras deve ser o PSDB (785 prefeitos), seguido do DEM (547) e do PT (545). Ideli Salvatti registrou que o DEM e o PSDB vêm perdendo prefeituras a cada eleição.

A líder petista informou ainda que os prefeitos do seu partido vão administrar municípios que têm, no total, pelo menos 16 milhões de eleitores. O PMDB governará municípios com 17 milhões de eleitores; o PSDB, com 14 milhões e o DEM, com 9 milhões. Chamou a atenção para o fato de que PT e PMDB, maiores partidos da base governista no Congresso, vão administrar, juntos, municípios com cerca de 33 milhões de eleitores, no total.

A senadora acrescentou que os oposicionistas PSDB e DEM governarão municípios com 23 milhões de eleitores, levando em conta apenas aqueles em que as eleições já estão decididas. Somando-se as prefeituras conquistadas pelos partidos menores, acrescentou Ideli Salvatti, a base governista administrará no mínimo localidades com 59 milhões de eleitores - ainda haverá eleições de segundo turno em várias cidades com mais de 200 mil habitantes.

A senadora disse ainda que o PT apresentou até agora boa votação nas capitais dos estados. Das 15 onde já houve definição, o PT saiu vitorioso em seis. Ela ponderou ainda que o partido vai para o segundo turno em várias cidades com candidatos que, no primeiro turno, tiveram grande votação. Mencionou o caso da cidade de São Paulo, onde Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) tiveram quase o mesmo percentual de votos.

- Esse segundo turno será duríssimo na cidade de São Paulo. No entanto, quero lembrar que o PT fez várias grandes cidades próximas da capital paulista - afirmou.



06/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti garante que convênios de prefeituras com o governo federal serão simplificados

Lídice da Mata diz que lei é a mais importante conquista das mulheres depois da Constituição de 1988

Ideli Salvatti fecha acordo para votar MP do Mais Médicos

Total de MPs editadas desde 1988 já passa de 5 mil

Total de MPs editadas desde 1988 já passa de 5 mil

Legislação anti-racista avança desde a Constituição de 1988