Ideli Salvatti: em seis meses, governo Lula derrubou "teoria do caos" e mostra avanços sociais



Em seis meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -derrubou a teoria do caos-, segundo a qual um governo do Partido dos Trabalhadores levaria a economia do país a uma total desorganização, afirmou em discurso a senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

- Em seis meses, o dólar caiu 20%, o risco Brasil despencou 51%, o déficit da balança comercial passou para um superávit de quase US$ 10 bilhões e a inflação estimada pelo mercado para os próximos 12 meses é de 7,4%. No dia da posse, havia uma previsão de que a inflação poderia passar dos 40% no primeiro ano do governo. Ninguém pode contestar os bons resultados do governo na economia - sustentou a senadora.

Nesse prazo, conforme Ideli Salvatti, o governo também fez avanços na área social, citando os programas Fome Zero e Primeiro Emprego, a oferta de crédito para 25 milhões de pessoas que não têm contas bancárias, o reajuste do valor da merenda escolar e da consulta que o governo paga a hospitais estaduais e municipais, o programa Brasil Alfabetizado, a oferta de crédito para agricultura familiar e as reformas tributária e previdenciária.

- Além da -teoria do caos- tão difundida pelos adversários durante a campanha eleitoral, dizia-se que o presidente Lula não representaria bem o Brasil no exterior. Os avanços para consolidação do Mercosul, da união dos países andinos, negociações com a Comunidade Européia, com a China, com a Rússia e com os Estados Unidos mostram o contrário. Com os Estados Unidos, estamos discutindo a formação da Alca em outro patamar - afirmou.

Ideli Salvatti contestou também as afirmações de que no governo Lula -está tudo igual- ao governo Fernando Henrique Cardoso. Os fatos mostram diferenças brutais, na opinião da senadora.

- Quando é que pequeno produtor rural teve no passado uma renegociação de dívidas como a que o Senado aprovou há poucos dias? No passado, nós víamos renegociação de dívidas, mas de grandes agricultores.

Ela citou ainda que o financiamento da próxima safra agrícola coloca a agricultura familiar nas prioridades do governo. Na área de saúde, a senadora de Santa Catarina destacou que foram mantidos os bons programas, como o de combate à Aids, e criados outros, entre eles o pagamento de um salário a internos de hospitais psiquiátricos para que eles fiquem com suas famílias.



30/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa vê avanços em nove meses de governo Lula

Ideli enumera avanços do governo Lula na educação pública

Ideli rebate críticas aos primeiros meses do governo Lula

Humberto Costa destaca avanços sociais e econômicos do Governo Lula após Plano Real

Ideli cita estudo que mostra melhorias ocorridas no país no governo Lula

Ideli comemora sanção da licença-maternidade de seis meses