Ideli Salvatti ressalta vitória do PT no primeiro turno das eleições municipais



Ao fazer um balanço do primeiro turno das eleições municipais de 2004, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) considerou os resultados obtidos extremamente positivos para o Partido dos Trabalhadores. Na avaliação da parlamentar, a cada pleito o PT mais se firma como um partido de feição nacional e experimentou, neste processo eleitoral, um avanço em cidades brasileiras de médio e pequeno porte. A legenda fechou o primeiro turno com 16,3 milhões de votos e conseguiu eleger, até agora, 400 candidatos a prefeito.

O desempenho alcançado pelo partido nestas eleições é reflexo, segundo Ideli, do crescimento das administrações petistas e das ações sociais implementadas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.

- Isso é um reconhecimento do modo petista de governar - analisou, informando que 50% dos prefeitos da legenda conseguiram se reeleger, marca que, em 2000, situou-se em 37%.

Quanto à nacionalização do PT, a senadora por Santa Catarina observou que, até este pleito, o partido não detinha prefeituras em Alagoas, Roraima, Amazonas, Amapá e Espírito Santo. Além de agora estar presente em municípios de todos os estados, a sigla liderou a votação no Acre, Amapá, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins. Venceu ainda para as prefeituras de seis capitais (Aracaju, Recife, Belo Horizonte, Macapá, Palmas e Rio Branco), devendo disputar o segundo turno em outras nove.

- Estes resultados são muito importantes e positivos para nós - afirmou, assinalando a influência desse processo eleitoral na consolidação e no aperfeiçoamento do regime democrático no país.

Ao realçar que o PT vai se empenhar na conquista de novas posições no segundo turno, Ideli destacou também a necessidade de o Congresso concluir as votações das reformas política e do Judiciário.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) considerou fundamental a aprovação da reforma política, "indispensável ao fortalecimento da democracia". Já o senador Efraim Morais (PFL-PB) reconheceu a "vitória da democracia" nestas eleições e, em resposta à conquista do maior número de votos pelo PT, exaltou o fato de seu partido ter elegido o maior número de prefeitos no primeiro turno. Enquanto o PT apresentou 1.947 candidatos e elegeu 400 (20,54%), o PFL disputou com 1.759 candidatos, dos quais 756 foram vitoriosos (44,68%).



05/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


PPB comemora vitória nas eleições municipais

Ideli Salvatti ressalta importância da chamada Marcha dos Prefeitos

Ideli Salvatti ressalta trabalho do Senado na reforma do Código Penal

Ivo Cassol destaca vitória do PP nas eleições municipais em Rondônia

Zambiasi propõe segundo turno em eleições municipais

Mercadante credita a Lula "vitória expressiva" dos partidos aliados nas eleições municipais