Mercadante credita a Lula "vitória expressiva" dos partidos aliados nas eleições municipais
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) comemorou nesta segunda-feira (6) o que classificou como uma "vitória expressiva" do seu partido e dos partidos aliados do governo nas eleições municipais em todo o país. Segundo ele, esse desempenho eleitoral se deve à popularidade do presidente Lula, que também estaria diretamente ligado a um "sentimento de felicidade, de otimismo, satisfação e esperança" do povo.
- O presidente Lula tem 80% de apoio do povo brasileiro, é o presidente mais bem avaliado da história do Brasil e é evidente que esse sentimento esteve presente nessas eleições municipais - afirmou.
Mercadante disse que tirou dois aprendizados das eleições municipais: existe uma tendência predominante do eleitorado à reeleição e houve um fortalecimento do PT e dos partidos aliados nas 79 maiores cidades brasileiras. O senador afirmou que a reeleição foi facilitada porque os prefeitos - inclusive os de oposição - tiveram muito mais recursos e o apoio do governo federal para governar. O senador também ressaltou a diferença entre o PT e o PSDB.
- Nessas 79 cidades, o PT tem mais que o dobro do PSDB. O PSDB não ganhou nenhuma eleição na Grande São Paulo - afirmou.
Em relação a São Paulo, Mercadante comparou a votação que teve há dois anos, quando se candidatou ao governo do estado, com a votação obtida pela ex-prefeita Marta Suplicy no primeiro turno. Segundo ele, os 32,78% dos votos dados a Marta são praticamente os mesmos 34,24% dados a ele dois anos atrás, "em números absolutos". O senador disse que o segundo turno na capital paulista será um grande desafio e que o PT precisa atrair o voto de "uma classe média moderna, contemporânea".
06/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
PPB comemora vitória nas eleições municipais
Ivo Cassol destaca vitória do PP nas eleições municipais em Rondônia
Arthur Virgílio protesta contra suposta oferta de Lula aos partidos aliados
Ideli Salvatti ressalta vitória do PT no primeiro turno das eleições municipais
FHC convoca aliados para 'mutirão da vitória'
Partidos brigam por aliados no TRE