Ideli: "Se acham que Lula não mudou nada, por que reclamam?"



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do PT, questionou da tribuna as reclamações do PSDB e de pessoas que integraram o governo passado, inclusive afirmações feitas pelo próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela listou 13 pontos que, a seu ver, mostram que a política econômica e social do governo Luiz Inácio Lula da Silva é bem diferente da implementada nos oito anos anteriores.

- Se acham que o presidente Lula não mudou nada, por que estão reclamando em entrevistas e discursos? A verdade é que está mudando. Hoje, a política não é mais a do Estado mínimo, onde o poder de tudo fica com o mercado. No novo governo, o Estado tem um papel fundamental no desenvolvimento. No novo governo, não há mais política de venda de estatais. Os juros agora são os mais baixos dos últimos dez anos. E ainda dizem que não mudamos nada? - sustentou Ideli Salvatti.

A líder do governo no Senado colocou na listagem de 13 diferenças entre o atual e o governo passado a concentração de esforços no Bolsa-Família, "que vai atender 40 milhões de pessoas em 2006". Ela incluiu ainda a política externa de afirmação frente aos países desenvolvidos e a aproximação com a China, a Índia e a Rússia.

Ideli Salvatti ressaltou a decisão, anunciada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de se retirar os investimentos públicos em infra-estrutura do cálculo de superávit primário das contas públicas.

- Isso significa que haverá mais dinheiro para investimentos - resumiu. O recente anúncio da política industrial, com apoio total a quatro setores estratégicos, foi apontado pela líder petista como outra grande diferença entre o governo passado e o atual.

Programa de reforma agrária, investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), programa de habitação e saneamento, redefinição dos investimentos dos fundos de pensão ("vão sair da especulação financeira"), nova legislação para o setor elétrico, políticas de crédito para pequenos empreendedores, reforma universitária e parceria público-privada foram outros pontos mencionados por Ideli Salvatti como inovações que diferenciam os dois governos.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou que, em suas viagens, tem notado "que a população está perplexa e confusa". Fatos como a troca de elogios entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na semana passada, em um seminário, "só fazem confundir ainda mais: afinal, perguntam as pessoas, há críticas e afagos ao mesmo tempo?" Tebet sustentou que o governo "deve enfrentar os problemas do país daqui para a frente".



26/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio: nada mudou no Morro do Alemão depois da morte do jornalista Tim Lopes

Lula mudou as feições do país, diz Maguito

Mercadante celebra os 30 anos do PT e diz que governo Lula mudou a história do país

Ney Suassuna: PMDB não vai pedir nada ao presidente Lula

Pavan diz que cartilha do PT compara FHC e Lula porque nada tem a mostrar

Nada temos a comemorar em 1300 dias do governo Lula, diz Bornhausen