Idoso aposentado por invalidez poderá ficar isento de exame médico-pericial



O aposentado por invalidez com idade igual ou superior a 60 anos poderá ficar isento de submeter-se a exame médico-pericial. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e que se destina a beneficiar todos os aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS), está pronta para entrar na pauta de votações da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tramita em decisão terminativa.

O projeto de lei (PLS 302/07), segundo Paim, visa a terminar com o que ele considera uma "violência" cometida contra os idosos.

- O Congresso tem a obrigação de eliminar todo o tipo de violência cometida contra os idosos, e temos aí um exemplo dos mais revoltantes - afirmou o senador pelo Rio Grande do Sul.

De acordo com Paim, o primeiro decreto originado da lei que instituiu o Plano de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91), determinava exames bienais para todos os aposentados por invalidez com idade inferior a 55 anos.

No entanto, o parlamentar lembra que, de uma hora para outra, o Poder Executivo publicou um novo decreto, eliminando o limite de idade e, assim, "passando a penalizar idosos inválidos, com grande dificuldade de locomoção, com idade superior ao limite que estamos propondo".



16/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa projeto que isenta aposentado por invalidez maior de 60 anos de exame médico pericial

Projeto que isenta aposentado por invalidez maior de 60 anos de exame médico-pericial será votado pela CAS

Aposentado com doença grave do fígado poderá ficar isento do Imposto de Renda

Projeto isenta de exame pericial os aposentados por invalidez com mais de 60 anos

CAS aprova projeto que dispensa de exame pericial aposentados por invalidez com mais de 60 anos

Paim propõe dispensa de exame pericial a aposentados por invalidez com idade superior a 60 anos