Idosos doentes poderão ser desobrigados de comparecer em órgãos públicos
Mais um benefício poderá ser incluído no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). Projeto de lei da Câmara (PLC 45/2012) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pretende proibir a exigência de idosos doentes comparecerem a órgãos públicos para resolver assunto de seu interesse ou de terceiros.
Se o interesse partir do poder público, a autoridade deverá providenciar sua resolução via visita domiciliar. Quando se tratar de uma questão de interesse pessoal, o idoso doente poderá indicar procurador legalmente constituído para representá-lo e resolver a demanda.
O PLC 45/2012 assegura ainda a expedição de laudo de saúde ao idoso doente em atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelos serviços público e privado de saúde. A liberação do atestado de saúde nestas condições justifica-se para viabilizar o exercício de seus direitos sociais e tributários.
“De nossa parte, apenas temos que reafirmar a correção da iniciativa que se destina a concretizar e a garantir os direitos fundamentais dos idosos previstos no texto constitucional”, comentou o relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), no parecer favorável à proposta.
Depois de passar pela CCJ, a matéria seguirá para votação, em decisão terminativa, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
04/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Idosos doentes serão dispensados de comparecer a órgãos públicos
CDH decide sobre dispensa de comparecimento de idosos doentes a órgãos públicos
CDH pode decidir sobre dispensa de comparecimento de idosos doentes a órgãos públicos
Em 90 dias, órgãos públicos não poderão ter documentos somente em língua estrangeira na internet
Concursos públicos poderão reservar até 5% de vagas para idosos
Defensores públicos poderão cuidar de prestação de alimentos a idosos