Idosos têm de viajar para receber benefício do INSS, denuncia Mão Santa



 O senador Mão Santa (PMDB-PI) denunciou em Plenário, nesta segunda-feira (16), que mais de dez mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí estão sendo obrigados a viajar centenas de quilômetros para receber seu benefício. O drama teria sido gerado pelo cancelamento do convênio entre o INSS e os Correios, que possibilitava o pagamento de aposentadorias e pensões em municípios onde não há agência bancária. Dos 224 municípios piauienses, apenas 77 têm bancos.

- Isto é um massacre que sadicamente estão praticando contra nossos velhinhos - protestou.

Convencido de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "rodeado de aloprados por todos os lados", Mão Santa fez um apelo à esposa do presidente, Marisa Letícia, no sentido de reverter essa situação. O parlamentar também leu trechos da matéria sobre a denúncia, publicada pelo jornal Diário do Povo, onde é retratado o drama de uma aposentada obrigada a percorrer 300 quilômetros (ida e volta) entre Santa Filomena e Gilbués, em estradas em condições precárias, para receber o benefício previdenciário.

Em aparte, os senadores do PSDB Marisa Serrano (MS) e Mário Couto (PA) se solidarizaram com o drama vivido pelos idosos piauienses e cobraram providências do governo federal.



16/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Idosos com mais de 60 anos poderão receber Benefício da Prestação Continuada

Projeto amplia conjunto de idosos e deficientes que podem receber benefício de prestação continuada

Pesquisa aponta que idosos gostam mais de viajar de avião

Pauta de votações inclui benefício para idosos

Aprovado benefício para idosos e deficientes carentes

Redução de burocracia na concessão de benefício para idosos e deficientes passa na CAE