Senadores manifestam preocupação com impacto da política monetária no crescimento



Durante a audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI), nesta terça-feira (13), destinada a debate com ministros o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), senadores demonstraram preocupação em relação ao impacto da política monetária na contenção do crescimento econômico.

Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que o real valorizado fará explodir a importação e lamentou que a previsão de que a taxa básica de juros (Selic) chegue aos 10% só em 2010 é desanimadora. Pediu também rigor no controle da despesa da União com a contratação de pessoal. O senador José Agripino (PFL-RN) destacou que a retomada do crescimento só poderá ocorrer quando for possível "domar" o câmbio, os juros e diminuir a carga tributária.

Já o senador Fernando Collor (PTB-AL) lembrou que, apesar de o governo estar alicerçado em reservas de 100 bilhões de dólares e ser respeitado pelos mercados, não se sabe o que poderá ocorrer se o superávit de 4,25% do Produto Interno Bruto não for alcançado e como se comportará a taxa de juros nessa situação.

Valdir Raupp (PMDB-RO) também demonstrou preocupação com a questão da reindexação do salário mínimo e do reajuste dos salários do funcionalismo público e questionou quais medidas o governo tomaria para cortar os gastos correntes.

13/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES MANIFESTAM PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DA AMAZÔNIA

Senadores manifestam preocupação em preservar a liberdade de imprensa

Senadores manifestam preocupação com seqüestro de Sílvio Santos

Senadores manifestam preocupação com investimentos no trem-bala

Senadores manifestam preocupação com perda de receitas por estados

Senadores manifestam preocupação com tratamento recebido por brasileiros na Bolívia