Impacto do desenvolvimento econômico local é debatido em fórum mundial
Experiências do Programa Brasil Próximo fazem parte do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que acontece em Foz do Iguaçu, desde o dia 20 de outubro e vai até 1º de novembro. O evento visa facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os grandes desafios da nossa época, a partir das práticas existentes.
A assessora da Assessoria Internacional e secretária-executiva do Programa Brasil Próximo, Maria Cristina Sampaio Lopes, representará a Secretaria-Geral da Presidência da República no evento, onde apresentará as experiências inseridas no Programa com o tema do “Desenvolvimento Econômico Local Integrado no Território com o envolvimento dos atores locais públicos, privados e da sociedade civil”. O II Fórum contará com a participação de representantes da sociedade civil, técnicos, políticos, do setor privado, atores locais e representantes de diferentes níveis de governo, de instituições de promoção e apoio ao desenvolvimento local e de organismos internacionais dos cinco continentes.
O Programa Brasil Próximo tem o objetivo de implementar projetos-piloto de desenvolvimento local em estados e municípios que integram o acordo de cooperação Brasil-Itália. Participam do Programa mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Amazonas.
Na Itália, fazem parte da cooperação os estados de Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria. Em dezembro de 2009 foi instalada em Brasília a Comissão Intersetorial para a gestão do Brasil Próximo, formada por representantes de 11 ministérios, com a finalidade de coordenar as parcerias entre os dois países no âmbito do Programa.
O decreto instituiu ainda uma secretaria-executiva responsável pela coordenação do grupo, presidida pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República
29/10/2013 17:32
Artigos Relacionados
BID elogia modelo de desenvolvimento brasileiro durante Fórum Mundial Econômico
Desenvolvimento econômico das áreas de fronteira será debatido em audiência publica
Marcelo Neri participa do Fórum Econômico Mundial
Petrobras participa do Fórum Econômico Mundial 2011
Futuro do Brasil é exaltado no Fórum Econômico Mundial
Fórum Econômico Mundial de Davos começa com críticas ao capitalismo