Inácio Arruda defende acordo que favorece a base de foguetes de Alcântara
Antes de encerrar a sessão ordinária desta terça-feira (26), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que se encontrava na presidência dos trabalhos, defendeu a aplicação do acordo internacional entre o Brasil e a Ucrânia, já aprovado pelo Congresso Nacional, que poderá consolidar a base de Alcântara como plataforma de lançamento de foguetes de grande porte.
No próximo mês de junho, o acordo será tema de audiência pública a ser promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em data a ser definida, com a participação dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende.
De acordo com Inácio Arruda, o acordo permite à Aeronáutica receber R$ 62 milhões que finalmente darão condições para que a base de Alcântara se consolide como centro lançador de foguetes, além de contribuir para o desenvolvimento de ciência e tecnologia no país.
- Se não criarmos nosso próprio caminho para exploração do espaço, ninguém fará isso pelo Brasil. Essa missão não é apenas da Aeronáutica, mas de todo o povo brasileiro, dos governantes, da sociedade, dos pesquisadores, da inteligência brasileira, para que a gente possa dar respostas positivas no campo da engenharia aeronáutica - afirmou.
26/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão defende acordo entre Brasil e EUA para utilização de base em Alcântara
Compromisso com reconstrução de base brasileira na Antártica é forma de honrar mortos em acidente, diz Inácio Arruda
Inácio Arruda comemora acordo para construção de siderúrgica no Ceará
Inácio Arruda comemora acordo para construção de siderúrgica no Ceará
Cândido propõe a rejeição a acordo para uso da base de Alcântara
Carlos Bezerra condena acordo com EUA sobre base de Alcântara