Inclusão financeira já é possível em qualquer município do País, diz presidente do BC
A ampliação do acesso dos cidadãos aos serviços bancários em todas as regiões do País foi destacada nesta terça-feira (22) pelo Banco Central (BC). Como resultado desse processo, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) oferece atualmente serviços em todos os municípios, por intermédio de agências, postos avançados, cooperativas de crédito ou correspondentes bancários.
O presidente do BC, Alexandre Tombini, ressaltou que a expansão da oferta de serviços bancários abriu as portas para o acesso de maior parte da população ao SFN. Este acesso é o fator que, segundo o presidente, contribui para a redução das desigualdades sociais, além de criar melhores condições para o empreendedorismo e para atividades como a agricultura familiar. Tombini advertiu, contudo, que, para o processo de inclusão financeira ser feito de maneira sustentável, é fundamental que se invista também em educação financeira.
O presidente do BC enfatizou que a inclusão financeira é prioritária na agenda do BC. Além de criar “condições mais adequadas para a adoção de políticas públicas com inclusão social”, destacou ele, isso também fortalece os principais “canais de transmissão da política monetária”. Segundo ele, "quanto maior a participação da sociedade no sistema financeiro, tanto para tomar crédito quanto para fazer depósitos, maior será, ao longo do tempo, a eficácia de nossa política monetária”.
O BC estabeleceu parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para facilitar o acesso dos pequenos empreendedores ao crédito, cujo estoque se aproxima de R$ 2 trilhões ou quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no País. A esse respeito, Tombini destacou que “o crescimento na oferta de crédito é fruto da manutenção da estabilidade econômica, reforçada pelo nosso sistema de regulação prudencial em matéria financeira”.
Fonte:
Agência Brasil
23/11/2011 11:26
Artigos Relacionados
BC aprova criação de subcomitê para promover inclusão financeira no País
Paulo Paim diz que é possível aprovar medida que beneficie os mais pobres, de qualquer cor
Agripino: possível crise financeira mostra a necessidade de "entendimento nacional"
Município terá maior fatia em compensação financeira por construção de hidrelétricas
Rio+20 deve mostrar que sustentabilidade é possível com inclusão social, diz diretor
Fórum em Fortaleza discute inclusão financeira