Incra destinará R$ 1,8 milhão para consolidação do maior assentamento de Sergipe



A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Sergipe assinou no mês de maio dois contratos que prevêem a execução de diversas obras para a consolidação do maior projeto de assentamento do estado, o Jacaré Curituba. Serão investidos mais de R$ 1,8 milhão em recursos do Programa de Consolidação de Assentamentos do Incra. 

Localizada entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, a área, onde vivem cerca de 800 famílias assentadas, receberá obras para a ampliação e recuperação de três escolas (Escrava Anastácia, Paulo Freire e Zumbi dos Palmares), a construção de quatro quadras poliesportivas e a estruturação de um campo de futebol, além da implantação de dois centros comunitários e três praças de recreação. 

Para melhorar o acesso das famílias assentadas aos serviços de saúde, também serão executadas no local obras para a recuperação de um posto de atendimento e a implantação de duas novas unidades de saúde. “Com esse trabalho, os prédios públicos terão melhores condições para abrigar os serviços para os quais se destinam, proporcionando mais conforto e segurança às famílias. As praças, quadras e centros comunitários também criarão mais opções de lazer e cultura, contribuindo para a formação das crianças e jovens e a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade”, afirmou o superintendente regional do Incra em Sergipe, Jorge Tadeu Jatobá Correia. 

Segundo o superintendente, a oferta dos mesmos serviços públicos encontrados na zona urbana é elemento crucial para a fixação das famílias no campo. "Esses serviços precisam estar sempre próximos do agricultor, para que ele possa exercer sua cidadania e viver com dignidade no campo. Além disso, é preciso que o Estado ofereça espaços destinados à prática esportiva, ao lazer e à expressão cultural. Isso é imprescindível para toda a comunidade e ajuda a reduzir a vulnerabilidade dos mais jovens em relação ao consumo de drogas e à criminalidade", analisou. 

Além das obras, que deverão ser iniciadas nas próximas semanas, o Incra/SE também irá retomar o processo de demarcação das áreas do assentamento. A expectativa é de que o trabalho seja concluído até o fim de 2011.

 

Fonte:
Incra



02/06/2011 16:50


Artigos Relacionados


Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

Incra obtém imóvel para criação de assentamento

Incra cede área de assentamento para escola em Fundão (ES)

Incra conquista novo imóvel para criação de assentamento

Assentamento de famílias é o principal assunto do debate em Sergipe

Incra entrega casa de número 210 em assentamento na PA