Assentamento de famílias é o principal assunto do debate em Sergipe



Incra promove debate para melhorias nos assentamentos do estado

Políticas públicas e benefícios para famílias assentadas em Sergipe são temas prioritários no debate, que acontece nesta sexta (24).  O evento realizará a integração entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao programa Sergipe, além de fortalecer a parceria com o governo federal por meio do Plano Brasil Sem Miséria.

Para o superintendente regional do Incra em Sergipe, Leonardo Góes, o encontro é fundamental para discutir ações e políticas relacionadas à qualidade de vida nos assentamentos.  O estado está inserido no decreto assinado terça (21), pela presidenta Dilma Rousseff, em que determina o assentamento de 1.112 famílias do Semiárido e Mato Grosso. Góes observa a ação como uma forma de reduzir a pobreza, já que o decreto tem interesse social em imóveis rurais destinados à reforma agrária.

Os estados que apresentam maior pobreza no país tem preferência nos assentamentos, é o caso de Alagoas, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso. A área destinada aos assentamentos corresponde a 54 mil hectares e deve iniciar o processo ainda este ano.

O debate acontece na Superintendência Regional, em Sergipe, e é promovido pelo Incra com a parceria do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sergipe (Seides).

Famílias devem se cadastrar

As famílias que pretendem participar  do Plano devem se cadastrar  ao Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal – CadÚnico. A partir daí é possível fazer parte do projeto Bolsa Família.

Com o CadÚnico, o Incra avalia a condição de pobreza de cada perfil. Ainda este ano,  a distribuição dos lotes serão efetivadas de acordo com os casos mais urgentes. Os critérios são avaliados tem a ver com a condição de acesso à terra, a prioridade de acesso à terra em novo assentamento,  a prioridade de acesso em lotes vagos e os princípios gerais das famílias cadastradas.

Leia mais:

Ações integradas ao Brasil sem Miséria vão assentar 1.112 famílias

Brasil Sem Miséria chega a Caruaru (PE) 

Fonte:

Brasil sem Míseria 

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

 

 

24/08/2012 16:36


Artigos Relacionados


Incra destinará R$ 1,8 milhão para consolidação do maior assentamento de Sergipe

Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná

Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima

Novo assentamento no Sul do Pará beneficiará 74 famílias

Incra cria projeto de assentamento para 113 famílias

AGU consegue posse de fazenda em SC para assentamento de famílias