Incra parcela mais três projetos de assentamento em PE
Mais três projetos de assentamento no âmbito da Superintendência Regional do Incra em Pernambuco foram demarcados e parcelados nas últimas cinco semanas. São eles: Lajedo do Mocotó e Lagoa do Serrotinho (localizados no município de Águas Belas) e São Geraldo (em Itaíba) - todos no Agreste do Estado.
Os novos assentamentos, que possuem uma área total de cerca de dois mil hectares, tem potencial aproximado para abrigar 80 famílias de trabalhadores rurais. Cada família terá um lote variando entre 15 e 23 hectares.
O processo de demarcação é uma medição definitiva do imóvel, na qual são colocados os marcos de concretos em cada vértice do imóvel definidos com GPS de precisão – por meio de coordenadas obtidas via satélite.
Enquanto isso, é feito um levantamento preliminar de estradas, riachos, açudes, matas, áreas de preservação, etc., existentes dentro do imóvel rural. A partir deste levantamento se extrai a área líquida que pode ser utilizada pelas famílias beneficiárias e calcula-se o tamanho das parcelas. A definição da localização de cada parcela leva em consideração o acesso a estradas e a água para que todos tenham o mesmo direito de uso.
O parcelamento é recebido com entusiasmo pelos assentados, segundo o engenheiro cartógrafo e servidor do Incra/PE, Silas Cesar. "Apesar deles já possuírem a concessão de uso, é como se finalmente tomassem posse da área", complementou Silas.
Na região onde estão os novos assentamentos era comum a criação de gado leiteiro, mas por causa da estiagem restam poucos animais. Por conta disso, os agricultores, neste período, tem se dedicado mais ao plantio de milho e feijão.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
31/10/2013 18:05
Artigos Relacionados
Incra cria quatro projetos de assentamento em MG
Incra entrega casa de número 210 em assentamento na PA
Incra beneficia 189 famílias com assentamento no Paraná
Incra atende 45 famílias em assentamento de Roraima
Incra/CE cria assentamento no município de Crateús
Incra cria assentamento Pindorama na Bahia