Sebastião Rocha: MP que muda planos de saúde é retrocesso



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP), ex-relator do projeto de lei dos planos de saúde, criticou nesta terça-feira (dia 14), em discurso no Plenário, a Medida Provisória 2.177-43, que mudou recentemente as regras desses planos. Para Rocha, a MP "é um retrocesso", e foi baixada pelo governo sem ouvir os consumidores, principais interessados no assunto.

O senador anunciou que apresentará requerimento à Comissão de Assuntos Sociais convocando o ministro da Saúde, José Serra, e o presidente da Agência Nacional de Saúde, Januário Montoni, para explicarem as mudanças introduzidas pela medida provisória. Segundo o senador, o ministro chegou a dizer que não tem nada a ver com a nova MP, mas isso não o eximiria de explicações, pois Serra foi o autor da regulamentação em vigor.

- Há uma articulação para que a Medida Provisória 2.177-43 seja votada com urgência pelo Congresso nos próximos dias. É uma extravagância se as lideranças governistas concordarem, pois estarão votando sem qualquer debate um assunto da maior importância para os consumidores. É preciso rever a estratégia dessa votação, permitindo um amplo debate no Congresso - observou Sebastião Rocha.

O senador destacou o protesto dos Procons de vários estados contra as mudanças, principalmente por proibir que o usuário possa escolher os prestadores de serviço de saúde (médicos, laboratórios e hospitais), mesmo dentro da rede credenciada pelo plano. Outro item polêmico, ainda conforme Sebastião Rocha, é o que prevê a criação de médios "porteiros" (que farão triagem), impedindo que o consumidor tenha acesso direto ao atendimento, ou seja, exigindo que o paciente procure primeiro um clínico geral.

O senador citou ainda o protesto contra a MP feito por entidades representativas de consumidores, usuários, advogados e médicos, na segunda-feira (dia 13). As entidades afirmaram que a alteração levará a uma fragmentação da assistência à saúde, isto é, à legalização de exclusões e restrições ainda maiores de cobertura.

14/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA PEDE "CONTENÇÃO DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

SEBASTIÃO ROCHA QUER ANALISAR PLANILHAS DE PLANOS DE SAÚDE

SEBASTIÃO ROCHA: MAIOR DEBATE SOBRE PLANOS DE SAÚDE

SEBASTIÃO ROCHA ANUNCIA ADIAMENTO DA VOTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE

SEBASTIÃO ROCHA FARÁ MODIFICAÇÕES NO PROJETO DOS PLANOS DE SAÚDE

Sebastião Rocha destaca sucesso de simpósio sobre planos de saúde