Informações sobre licitações poderão ser divulgadas pela Internet



Todos os órgãos da administração pública, incluindo autarquias e fundações, poderão ser obrigados a divulgar em suas respectivas páginas da Internet dados e informações relativos às licitações em andamento, bem como os seus resultados. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (2) parecer favorável à proposta, que será agora examinada em Plenário.

Acolhido pela comissão, o substitutivo elaborado pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM) a partir de projeto original do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) indica que caberá ao Poder Público estabelecer normas de padronização do conteúdo e apresentação das informações a serem divulgadas nas diversas fases do processo de licitação. Ainda de acordo com o texto, as informações relativas aos resultados das licitações deverão incluir, obrigatoriamente, o detalhamento dos custos totais e a identificação das pessoas físicas ou jurídicas vencedoras da licitação.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) observou que, uma vez convertido em lei, o projeto será importante para a transparência das licitações públicas, já que qualquer cidadão, ao acionar a Internet, terá plena condição de saber onde os recursos públicos estão sendo aplicados. O relator, Jefferson Péres, concordou com Capiberibe e disse que a medida democratiza os atos públicos.

Na mesma reunião, a CCJ rejeitou projeto de lei da Câmara que pretendia alterar a forma do processo de reabilitação criminal, ou seja, que passaria a ser feita por meio de ofício por parte do respectivo juiz e não mais de requerimento do interessado, como é feito atualmente.



02/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Informações sobre licitações deverão ser divulgadas na Internet

LICITAÇÕES PÚBLICAS PODERÃO SER FEITAS PELA INTERNET

Empresas federais poderão ser obrigadas a publicar dados sobre licitações na Internet

Senado coloca na internet o Portal da Transparência, com informações sobre orçamento, pessoal e licitações

Informações sobre pedófilos condenados poderão ser disponibilizadas na internet

CCJ aprova acesso pela Internet a informações sobre licenciamento ambiental