Iniciativa de Carlos Wilson de cobrar o combate à fome e à miséria é elogiada



Os senadores Álvaro Dias (PDT-PR), Romeu Tuma (PFL-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) elogiaram em Plenário, nesta quinta-feira (4), a iniciativa do senador Carlos Wilson (PTB-PE) de cobrar políticas públicas de erradicação da fome e da miséria no país. Em alusão à disposição do presidente Fernando Henrique de inviabilizar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corrupção, Álvaro Dias criticou o governo por persistir no "falso ato" de combater a pobreza sem combater a corrupção.

- Segundo dados da organização não governamental Transparência Internacional, um terço da dívida pública vem da corrupção, que também impede os brasileiros de terem uma renda per capita 70% maior - relatou.

Superintendente da Polícia Federal no governo Sarney, o senador Romeu Tuma garantiu que o então presidente da República determinou a apuração das denúncias e a punição dos responsáveis pelos desvios no programa do leite, afirmando que é obrigação do governo "enfrentar e punir atitudes que tragam prejuízos à sociedade".

Atento ao relato de Carlos Wilson sobre a fome e a miséria, o senador Pedro Simon admitiu sua dúvida sobre se o parlamentar pernambucano "exagerava" no que via no Brasil ou se os dados do governo federal na área social eram "fictícios", pois mostravam um quadro favorável.

- Vejo o governo dizendo na propaganda que tem projeto social, mas não vejo resposta concreta para os nossos dois principais problemas, que são a fome e o desemprego -disse.

04/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson denuncia quadro de fome e miséria no Brasil e no mundo

CAE vai examinar projeto de Carlos Wilson que garante compra de alimentos para combate à fome

Carlos Wilson propõe compra de excedentes dos pequenos produtores para ajudar no combate à fome

Carlos Wilson cobra mais ação contra a fome

Governo quer vencer professores pela fome, diz Carlos Wilson

Senadores discutem ações de combate à fome e à miséria