Inmetro vai elaborar regras para fabricação de copos plásticos



Já está disponível para consulta pública o regulamento que torna obrigatória a certificação de copos plásticos descartáveis comercializados no Brasil. O prazo para envio de sugestões e dúvidas expira no próximo dia 19 de julho.


A elaboração de um regulamento foi proposta depois que a Ouvidoria do Inmetro recebeu denúncias sobre acidentes que aconteceram durante o uso dos copos plásticos. Nestas denúncias, consumidores se queixavam de se molhar ou sofrer queimaduras ao tomar bebidas quentes em copos que apresentavam furos ou se rasgavam facilmente.


Além das queixas, durante análises técnica, o Inmetro verificou a existência de altos índices de irregularidades na fabricação dos produtos.


Após a publicação em caráter definitivo do regulamento, os fabricantes e comerciantes do produto terão um prazo de 18 e 36 meses, respectivamente, para se adequarem aos requisitos previstos. Após este prazo, o produto fica sujeito à fiscalização e verificação da conformidade.


As sugestões e críticas relativas ao texto proposto podem ser encaminhadas para o email ou para o endereço: Diretoria da Qualidade – Dqual, Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade – Dipac, Rua Santa Alexandrina, 416 Rio Comprido, Cep: 20.261-232 – Rio de Janeiro – RJ

Fonte:
Inmetro



30/07/2010 02:35


Artigos Relacionados


Consumidor: Ipem-SP constata que 80% dos copos plásticos apresentam irregularidades

Consulta pública visa elaborar regras para recall de alimentos

Projeto de Osmar Dias muda regras para fabricação de novos modelos de veículos

Ministério cria grupo de trabalho que vai elaborar regras para licitações de radiodifusão

Fabricação de agulhas e seringas tem novas regras

Inmetro publica regras do Isofix em cadeirinhas infantis