Inpa ensina plantio para estudantes de escolas públicas



Com a proposta de dar aos estudantes de ensino médio da rede pública a oportunidade de experimentar áreas do conhecimento profissional que poderão ser desenvolvidas na região, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) inicia na próxima segunda-feira (9), o primeiro 'Curso de Férias: produção de mudas, plantios e cuidados' no município de Manaquiri (AM), interior do Amazonas.

Elaborado por pesquisadores e técnicos do laboratório de Inventário Florístico e Botânica Econômica da Coordenação de Biodiversidade do Inpa (CBIO/Inpa), o curso tem o objetivo de aperfeiçoar e capacitar estudantes do ensino médio da rede pública municipal e estadual e produtores rurais de Manaquiri, por meio de técnicas de produção, plantio e cuidados, tendo em vista a melhoria na qualidade de vida e o nível de conhecimento científico na área de pesquisa e no desenvolvimento tecnológico do município. Será a junção do conhecimento técnico/científico com a experiência popular. O curso será realizado no Centro de Treinamento de Produtores Rurais em Negócios Sustentáveis, localizado na rodovia AM-354, Km 8, no município de Manaquiri (AM).

“Eu vejo que o município tem muita carência de orientadores e os moradores não tem muitas opções de convivência com outras áreas. A chegada do Inpa ao Centro de Treinamento irá dar a oportunidade de que eles convivam com os pesquisadores e que tenham uma troca de conhecimento. Manaquiri tem muita área verde, então essa é a oportunidade dos alunos verem em que se identificam, buscar se profissionalizar e retornar ao município para desenvolver atividades que possam ajudar na economia”, afirma Juan Revilla, um dos professores responsáveis pelo Curso de Férias.

Curso de Férias

Foram selecionados 50 estudantes para o curso tendo como base um formulário preenchido especificando a área de conhecimento em que tinham mais afinidade (Ciências Naturais, Agronomia, Turismo, Biologia e Ciências Florestais). Serão cinco turmas que passarão 8 horas por dia (durante cinco dias) tendo aulas práticas e teóricas ministradas por professores e servidores do Inpa. Os alunos do curso receberão transporte, alimentação e certificado de participação com carga de 40 horas.

Os assuntos abordados no curso serão: filosofia do uso sustentável da floresta amazônica, tendências econômicas da Amazônia, produção de mudas, preparo e canteiro, plantio em sacos de mudas, plantio no campo e tipos de plantio.

“O trabalho é muito direcionado a aproveitar e valorizar a floresta como variadas formas de uso: alimentos, cosméticos e até o uso medicinal. A intenção é que eles aprendam que a floresta tem mais valor em pé do que derrubada”, explica Revilla.

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia



06/12/2013 18:19


Artigos Relacionados


USP amplia bônus para estudantes de escolas públicas

Alimentação especial para estudantes das escolas públicas volta à Câmara

Projeto institui Semana Turística para estudantes de escolas públicas

Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas

Suplicy parabeniza Unicamp pela criação de curso para estudantes de escolas públicas

Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas