Alimentação especial para estudantes das escolas públicas volta à Câmara



Matéria retificada em 01/09/2010 às 16h40

A oferta de alimentação especial aos estudantes de escolas públicas que por questões de saúde não podem comer a refeição regular é o objetivo de um projeto aprovado, em turno suplementar , pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (1º). O projeto da Câmara (PLC 187/09) recebeu decisão terminativa e voltará à Câmara se não houver recurso para exame pelo Plenário.

A proposta é um substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) que amplia o alcance da proposta original, segundo a qual a oferta de alimentação diferenciada aos estudantes das escolas públicas deveria ser feita aos portadores de diabetes, de hipertensão ou de anemias. O autor do projeto é o deputado Celso Russomano.

O projeto aprovado altera a lei que dispõe sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE - Lei 11.947/09) e determina que a oferta de alimentação diferenciada seja baseada em recomendações médicas e nutricionais. Estabelece ainda a necessidade de regulamento para esses casos.

Pessoas com deficiência

A CAS também aprovou, em turno suplementar e em caráter terminativo, substitutivo a projeto (PLS 330/08) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que tem por objetivo evitar que pessoas com deficiências permanentes já comprovadas tenham de refazer exames médico-periciais a cada vez que solicitarem benefícios.

A dispensa, entretanto, não será irrestrita. Os exames continuarão sendo necessários em situações como concessão de aposentadoria e pensão por invalidez, auxílio-doença e pedidos de acréscimo de 25% sobre proventos de pessoas que necessitam da assistência permanente de outra pessoa, além do benefício de prestação continuada.

O substitutivo, elaborado pelo senador Flávio Arns (PSDB-PR), estabelece que a deficiência permanente deverá ser atestada em documento oficial.



01/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que exige serviços de psicologia e assistência social em escolas públicas volta à Câmara

USP amplia bônus para estudantes de escolas públicas

Inpa ensina plantio para estudantes de escolas públicas

Projeto institui Semana Turística para estudantes de escolas públicas

Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas

Suplicy parabeniza Unicamp pela criação de curso para estudantes de escolas públicas