Integrantes do Sinamob acompanham atuação das Forças Armadas



Integrantes do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) acompanharam as atividades da Operação Laçador 2013, treinamento militar coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) no sul do país. A visita foi organizada pela Chefia de Logística (Chelog) do Ministério da Defesa.

Durante a operação, os representantes do Sinamob conheceram a atuação das Forças Armadas no planejamento e execução de operações conjuntas. A comitiva foi recepcionada no quartel do 1° Regimento de Carros de Combate/Centro de Instrução de Blindados (1° RCC/CIBld). Lá, assistiram a exposições conduzidas pelos comandantes da 3ª Divisão de Exército, general Geraldo Antonio Miotto, e do Centro de Instrução, tenente-coronel Marcelo Carvalho Ribeiro.

Em seguida, a comitiva deslocou-se para a sede do Campo de Instrução de Santa Maria, onde conheceu as dependências do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação-Sul e o Centro de Treinamento de Combate-Sul.

A programação encerrou com uma visita às instalações e equipamentos existentes no Posto de Comando da 3ª Divisão de Exército, montado para coordenar e controlar as ações planejadas pela “Divisão Encouraçada”, durante as atividades da Operação Laçador/2013.

O titular da Chelog, general Adriano Pereira Júnior, acompanhou os trabalhos.

Sinamob

Criado pela Lei nº 11.631, de 2007, o Sistema Nacional de Mobilização constitui o conjunto de órgãos que atuam no planejamento e realização de todas as fases da mobilização e desmobilização nacional, nas áreas política, econômica, social, comunicação social, de segurança e inteligência, de defesa civil, científico-tecnológica e militar. 

Além do Ministério da Defesa, encabeçam a estrutura os ministérios da Justiça; das Relações Exteriores; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Fazenda; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Integração Nacional; o Gabinete de Segurança Institucional; a Casa Civil e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. 

Para acompanhar a Operação Laçador, também foram convidados representantes dos ministérios dos Transportes; das Minas e Energia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; das Comunicações; da Saúde; a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria de Aviação Civil; Petrobras; a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; o Operador Nacional do Sistema Elétrico e o Departamento Nacional de Transportes, além dos comandos da Marinha e do Exército. Estes órgãos participam este ano do 1º Exercício Nacional de Mobilização.

Fonte:
Ministério da Defesa 



30/09/2013 16:07


Artigos Relacionados


Projeto prevê atuação das Forças Armadas em ações sociais

CCJ aprova atuação das Forças Armadas em áreas de fronteira e de conservação ambiental

Renan: atuação de médicos das Forças Armadas no SUS será votada hoje

CCJ aprova projeto que regula atuação das Forças Armadas e da PF em terras indígenas

Botelho quer disciplinar atuação das Forças Armadas em unidades de proteção ambiental

Marco Maciel posiciona-se contra a atuação das Forças Armadas na repressão ao crime