Internet poderá ser utilizada para veicular atos oficiais



O governo federal, o Distrito Federal, estados e municípios poderão utilizar a Internet como veículo de comunicação oficial. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ao aprovar parecer favorável da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) a projeto de lei de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O projeto vai agora para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Para Demóstenes Torres, o projeto (PLS 323/06), caso venha a ser transformado em lei, irá permitir maior controle social da gestão pública, principalmente nos pequenos municípios, onde os atos administrativos, muitas vezes, são fixados em murais dentro da própria prefeitura.

- O uso da Internet como meio de divulgação de informações oficiais dará maior transparência aos atos das três esferas de governo, ao mesmo tempo em que vai atingir a população prontamente, com maior abrangência e de forma eficaz - previu Demóstenes Torres.

TRT e TCU

Na mesma reunião, a CCJ aprovou ainda, desta vez em regime de urgência, parecer do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) a projeto de lei (PLC 162/08) que cria cargos efetivos e funções comissionadas no quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, no estado do Rio de Janeiro.

Foi aprovado também o projeto (PLC 163/08) que acrescenta um cargo de auditor ao quadro de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), atualmente composto por três profissionais. Para o relator, Francisco Dornelles, o TCU, com mais um auditor, terá melhores condições de dar celeridade a julgamentos de processos. O projeto, apresentado pelo próprio tribunal, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. 

As duas proposições legislativas seguem agora para votação do Plenário.



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Internet poderá vir a ser utilizada como veículo de comunicação oficial

Estado poderá ser o primeiro a municipalizar a inspeção veicular

Governo poderá ser obrigado a veicular mensagens de estímulo à cidadania

Aprovado projeto que obriga divulgação de textos oficiais em português na Internet

CCT aprova projeto que libera campanha eleitoral pela Internet mesmo fora dos períodos oficiais de propaganda

Desistência de compra na internet poderá passar de 7 para 14 dias