Invasores de imóvel do INSS em RO são retirados



A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve decisão judicial favorável à reintegração de posse de área do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Velho (RO). A ordem é para que os invasores deixem o local espontaneamente até o início da próxima semana.

Na ação possessória, os procuradores federais esclareceram que vistoria no imóvel do INSS, situado na Avenida Rio de Janeiro, entre a Rua Prudente de Morais e a Avenida Rogério Weber, em Porto Velho, constatou a presença de pessoas desconhecidas no local. Eles ocupavam uma casa de alvenaria e construíram barracos, fazendo uso indevido do terreno para moradia e descarte de lixo.

A reintegração de posse era necessária, segundo os procuradores, pois a autarquia previdenciária é legítima proprietária e possuidora do imóvel. Eles informaram que o órgão tentou a retirada pacífica dos invasores, mas sem sucesso. Assim, a Advocacia-Geral requereu a ordem judicial para desocupação do imóvel, mesmo porque a presença dos invasores estaria impossibilitando a execução dos serviços necessários de limpeza na área.

Os procuradores alegaram, ainda, que, no caso, estava configurada a ocupação irregular e a resistência dos invasores em desocupá-lo voluntariamente. Para a AGU, aquelas pessoas não teriam direito a permanecer no imóvel, por se tratar de mera detenção, e em decorrência disso, não fariam jus às garantias possessórias previstas no Código Civil, devendo ser deferida a reintegração de posse a favor do INSS.

Acolhendo os argumentos da AGU, a 1ª Vara da Seção Judiciária de Rondônia deferiu, no último dia 18 de novembro, a liminar de reintegração de posse em favor do INSS, fixando o prazo de 15 dias para desocupação. Caso a decisão seja descumprida, a retirada poderá ser feita com uso do efetivo de força policial.

Atuaram em conjunto na ação, a Procuradoria Federal de Rondônia e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, que são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Fonte:

Advocacia-Geral da União



26/11/2013 17:00


Artigos Relacionados


INSS vai leiloar imóvel de 6,6 mil m² em Sertãozinho (SP)

Senado retira de pauta doação de imóvel do INSS

Almeida Lima diz que invasores são "tropa de choque" do PT

Aloysio Nunes critica 'obscurantismo' de invasores de laboratório

Flexa Ribeiro diz que governadora do Pará protege invasores

Antonio Carlos cobra providências enérgicas contra invasores da Câmara