Inventores poderão ter maior proteção



Para ampliar a proteção aos inventores, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) apresenta projeto de lei especificando que a exibição da invenção em exposições oficiais ou sua comunicação a entidades científicas não prejudica o posterior pedido de patente, por parte do inventor. O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em regime de decisão terminativa.

Pela legislação atual, a invenção somente é protegida se a divulgação do invento ocorrer durante os doze meses anteriores ao pedido de patente, feito pelo inventor, ou pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), explica Carlos Bezerra na justificação de seu projeto. A legislação ainda faculta ao INPI a possibilidade de exigir provas relativas à divulgação.

Para Carlos Bezerra, seu projeto não somente amplia os critérios para a excepcionalidade da divulgação do invento antes do pedido de patente, mas também assegura ao inventor melhores condições para testar seu invento, antes mesmo de entrar no sistema de retribuição remunerada.



08/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Testemunhas que colaborarem com CPIs poderão ter proteção especial

Trabalhadores brasileiros no exterior poderão ter mais proteção

Adolescentes desamparados poderão ganhar proteção social

Profissionais do SUS poderão medicar pessoas que tiveram relação sexual sem proteção

Vítimas e testemunhas de delito poderão contar com novas formas de proteção

Propriedade industrial terá maior proteção