Investigação de acidente não pode ser politizada, diz Mercadante



O tema da investigação das causas do acidente com o avião Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas (SP), no dia 17 de julho, não pode ser politizado, disse nesta quinta-feira (2) o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Ele pediu que se evite a "busca açodada" de culpados pelo acidente e que se considerem apenas como hipóteses todas as possíveis causas já levantadas, até que se concluam as investigações.

Setores da oposição, de acordo com o senador, deflagraram logo após o acidente um "intenso processo de repúdio ao governo". Mas as conclusões "fáceis e precipitadas", recordou, são quase sempre equivocadas. A hipótese de falta de ranhuras na pista de Congonhas, observou o senador, perdeu força nos últimos dias. Ele recordou ainda que pode ter havido falha mecânica.

- Equilíbrio e serenidade são cada vez mais raros no país. São virtudes que faltaram a parte da mídia, que insistiu sem evidências na tese de que a falta de ranhuras na pista principal de Congonhas, associada às chuvas, teria sido a grande causa da tragédia. Com isso, não contribuíram para elucidar de forma imparcial os fatos - disse Mercadante.

O senador lembrou que Congonhas já era, em 1990, o aeroporto mais movimentado do país. Ele observou ainda que houve um aumento de 43% no número de passageiros nos aeroportos brasileiros nos últimos três anos. A crise do setor aéreo, a seu ver, já estaria em gestação há vários anos e só não teria ocorrido antes por causa do período difícil enfrentado pela aviação civil no período de 1999 a 2003.

Em aparte, o senador José Maranhão (PMDB-PB) considerou apressadas as conclusões feitas por setores da imprensa e por políticos sobre as causas do acidente. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) elogiou a "análise corajosa" feita por Mercadante, enquanto a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) elogiou o "tom sereno" do pronunciamento de Mercadante e criticou o sensacionalismo na análise do acidente.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) concordou que a crise do setor aéreo teve início há bastante tempo, e o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) elogiou a "prudência e a serenidade" do discurso de Mercadante. Os senadores Mão Santa (PMDB-PI),Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Eduardo Suplicy (PT-SP) também elogiaram o pronunciamento.



02/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Concluído Curso de Investigação de Acidente Aeronáutico

Embraer vai ajudar China na investigação de acidente aéreo

CPI do Apagão Aéreo ouve responsáveis por investigação do acidente da TAM

Tião Viana confirma investigação de acidente aéreo pela CPI

Zambiasi quer prorrogar CPI para incluir investigação sobre acidente da TAM

Mercadante apóia convite a ministro para prestar informações sobre acidente em Alcântara