Investimento em responsabilidade social garante mais competitividade às empresas



"Quem não investe em responsabilidade social perde em competitividade." Segundo o auditor paulista da Trevisan Grant Thornton, Paulo Ricardo Alaniz, os investidores estão permanentemente de olho nos balanços sociais das empresas e podem direcionar a sua escolha em locais onde há um grande compromisso com este importante detalhe. A tendência também é observada pelo coordenador do curso de MBA da Escola Superior des Propaganda e Marketing (ESPM), André Arnt. "Hoje, no mundo dos negócios, impera o conceito de responsabilidade social. A empresa não é mais avaliada apenas pelos números, mas pelo seu posicionamento perante as questões sociais", garante ele.

É para estas empresas que o Prêmio de Responsabilidade Social 2002 da Assembléia Legislativa se destina. "Criamos um incentivo para valorizar quem de fato trabalha e produz além dos limites da sua empresa e tem uma preocupação permanente com a comunidade onde atua", diz o deputado Cesar Busatto (PPS), autor do projeto. A importância do balanço social extrapola todos os limites do mundo moderno, reforça o analista da Corretora Geral, Ivanor Torres. "O balanço é imprescindível. São detalhes importantes que não constam nas peças obrigatórias, agregam informações e incidem na tomada de decisões. A própria governança corporativa leva em consideração a publicação deste relatório", diz ele.

O balanço social das empresas é visto também como uma estratégia de marketing. "A empresa quando divulga o balanço divulga suas ações, manifesta como está implemetando atividades de responsabilidade social. O balanço é tão importante que acaba influenciando o consumidor na hora de decidir entre uma marca e outra", acredita André Arnt.

O prêmio da Assembléia Legislativa é concedido anualmente e tem por objetivo estimular e valorizar as ações de melhoria social promovidas pelo setor empresarial do Rio Grande do Sul, além de incentivar mais empresas, seus funcionários e familiares a envolverem-se com a superação dos problemas sociais.

Dentro desta nova realidade, o próprio Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que a conscientização do empresariado nacional sobre este tema está atingindo um nível extraordinário. A pesquisa Ação Social das Empresas, divulgada recentemente, diz que 59% das empresas do país - de todos os portes e todos os setores - fazem algum tipo de investimento em benefício da comunidade onde atuam. O montante em 2000, por exemplo, chegou R$ 4,7 bilhões des reais. Mais: 39% das empresas afirmam que pretendem aumentar estes investimentos. A perspectiva, segundo o IPEA, é de que os investimentos sociais atinjam R$ 10 bilhões até 2005.

* As inscrições para o III Prêmio de Responsabilidade Social da Assembléia vão até amanhã, dia 31. Mais informações no site da Assembléia na Internet - www.al.rs.gov.br

07/30/2002


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