Ipea divulga custo da ação de execução fiscal



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avaliou o desempenho da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) na execução fiscal de créditos da União na Justiça Federal. O estudo será divulgado nesta quarta-feira (4), às 15h, no auditório da sede do instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bl. J, Ed.BNDES).

A pesquisa traz resultados como o custo unitário médio total de uma ação de execução fiscal promovida pela PGFN junto à Justiça Federal, o tempo médio total de tramitação e a probabilidade de obter-se a recuperação integral do crédito. O estudo indica ainda o valor a partir do qual é economicamente justificável promover-se judicialmente o executivo fiscal e recomenda um reajuste para o ajuizamento de ações de execução fiscal da PGFN com a fixação de um novo piso mínimo.

Outros dados sobre as características desse tipo de ação também são apresentados, como a distribuição dos processos de execução fiscal segundo o exequente; distribuição dos processos de execução fiscal patrocinados pela PGFN segundo a natureza da cobrança, o tipo da citação e o motivo da baixa.

 

Fonte:
Ipea

 

04/01/2012 11:59


Artigos Relacionados


Ipea divulga análise de custo e tempo de processos judiciais nesta quinta

Alto custo da mão de obra eleva inflação de serviços, diz Ipea

Ação de baixo custo evita poluição na construção civil

Projeto introduz reparo moral na Lei de Execução Fiscal

Senado divulga nota sobre recolhimento de IR incidente em ajuda de custo de senadores

Ipea diz que ajuste fiscal não afetou confiança das famílias na economia