Projeto introduz reparo moral na Lei de Execução Fiscal



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) apresentou projeto que modifica a Lei de Execução Fiscal, assegurando ao executado por dívida já paga o direito de pleitear da Fazenda Pública reparação pelo dano moral. A matéria encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)aguardando emendas.

O projeto assegura ao executado por dívida já paga integralmente o direito de pleitear, administrativamente ou em ação própria, a reparação por dano moral até o dobro do que lhe houver sido cobrado a esse título pela Fazenda Pública.Z
Carlos Bezerra lembrou que a Constituição de 1988 considera invioláveis a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano moral decorrente da sua violação. No entanto, observou, embora o Código Civil obrigue o demandante por dívida já paga no todo a pagar ao devedor o dobro do que houver cobrado, há jurisprudência no sentido de que não cabe aplicar a sanção daquele artigo ao Estado, por ajuizar cobrança de dívida já paga, "pois tal procedimento não configuraria má-fé, mas, sim, no máximo, desorganização de um setor público".



04/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


VAI À CÂMARA PROJETO QUE INTRODUZ FOTO NO TÍTULO DE ELEITOR

VAI À CÂMARA PROJETO QUE INTRODUZ FOTO NO TÍTULO DE ELEITOR

PROJETO DE ESTEVÃO INTRODUZ NOÇÕES DE DIREITO PENAL NA ESCOLA

Professor diz que projeto de reforma do Código Florestal introduz conceito de anistia

Projeto introduz novos critérios para distribuição do Fundo de Participação dos Estados

Ipea divulga custo da ação de execução fiscal