Iris pede diálogo para acabar com greve de fome de sindicalistas



A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) fez nesta quinta-feira (15) um apelo às autoridades do Estado de Goiás para que retomem o diálogo e as negociações com o Sindicato do Transporte Alternativo do Aglomerado Urbano de Goiânia (Sintrago), para que os 17 sindicalistas - que se encontram acampados a poucos metros do Palácio do Planalto -interrompam a greve de fome iniciada na quarta-feira (14).

Iris de Araújo lembrou que o impasse se arrasta há anos e registrou tristes passagens, como a morte do motorista José Marcos Ferreira da Silva, morto por policiais em 1999 na porta do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano. A senadora assinalou que em agosto do mesmo ano a Câmara Municipal de Goiânia aprovou a regulamentação do transporte alternativo e, em 2002, o sistema foi legalizado.

Este ano, informou a senadora, surgiram novos embates, que geraram o colapso e uma crise sem precedentes no sistema, deixando a população sem meios de locomoção. No dia 28 de abril, relatou, ocorreu um novo conflito, com a prisão de 32 motoristas e cobradores que estavam trabalhando. Como protesto, a Praça Cívica, onde está instalado o Palácio das Esmeraldas, foi fechada pelos microônibus.

- Mais uma vez, o governador Marconi Perillo mandou a tropa de choque com seus cachorros, cavalos e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o movimento. E a situação permanece sem saída até os dias de hoje - protestou a senadora.



15/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY PEDE ATENÇÃO PARA BRASILEIRA EM GREVE DE FOME NO LÍBANO

Cristovam pede ao Ministério do Planejamento que abra negociações para acabar com a greve da UnB

Rosalba pede por servidores do INSS em greve de fome

JÚNIA MARISE PEDE MAIS DIÁLOGO DO GOVERNO COM PROFESSORES EM GREVE

Greve dos servidores: sindicalistas ganham prazo para apresentar propostas

SUASSUNA DEFENDE AMPLIAÇÃO DA ÁREA PRODUTIVA PARA ACABAR COM A FOME