SUASSUNA DEFENDE AMPLIAÇÃO DA ÁREA PRODUTIVA PARA ACABAR COM A FOME
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) tornou a defender a ampliação da área produtiva no Brasil, de forma aacabar com a fome no país. "Aqui, onde se vê tanta terra improdutiva nas mãos de poucos proprietários, essa solução passa necessariamente por uma reforma agrária profunda e racional, que fixe o homem produtivamente na terra e, ao mesmo tempo, reduza o afluxo de mão-de-obra pouco qualificada para as cidades, que agrava a miséria nos centros urbanos", afirmou.
Suassuna reconheceu a eficácia de programas direcionados ao problema da desnutrição que vêm sendo implementados em alguns estados e alertou os senadores para a importância da elaboração e da votação de leis que favoreçam esse tipo de iniciativa. No Nordeste, o senador destacou o aproveitamento das cascas da mandioca e da algaroba para a elaboração de alimento de alto valor nutritivo e no Distrito Federal, o Programa Bolsa-Escola que atinge, em particular, as crianças.
Ele lembrou que o "drama da fome não é vivido apenas pelos brasileiros". A seu ver, trata-se de um problema mundial, cuja causa é a "crescente discrepância" entre países ricos, que desperdiçam alimentos, e países miseráveis e pobres, que vivem na carência irremediável.
- Movem-me a indignação com o estado de miséria e fome a que estão sujeitas milhões de pessoas no mundo inteiro e a esperança de que, pelo menos em nosso país, o milênio que entra encontre menos brasileiros nas estatísticas de miseráveis e famintos - concluiu.
17/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna defende a aprovação de proposta do governo federal para área de saneamento
Alencar defende ampliação da área de atuação da Adene em Minas
Ademir defende maiores gastos na área social e elogia projeto de combate à fome do novo governo
Iris pede diálogo para acabar com greve de fome de sindicalistas
OSMAR DIAS QUER POLÍTICA PLANEJADA PARA ACABAR COM A FOME NO PAÍS
Suassuna cobra do governo ações emergenciais para amenizar fome na Paraíba