Isenção previdenciária para quem tem mais de 70 anos é rejeitada pelo Plenário



Por 46 votos a 23, o Senado rejeitou a emenda do senador José Jorge (PFL-PE) que isentava da contribuição previdenciária de 11% os aposentados com mais de 70 anos de idade. Os senadores rejeitaram o requerimento de destaque para votação em separado da emenda, que alterava o texto básico da reforma previdenciária aprovado nesta quarta-feira (26).

Ao apresentar sua proposta, José Jorge disse que o Estatuto do Idoso, aprovado há pouco mais de um mês, não deu sorte aos idosos:

- Desde que foi aprovado aqui e sancionado pelo presidente, os idosos com mais de 90 anos já tiveram o pagamento cancelado e foram forçados a entrar em filas imensas para se cadastrar, e agora vão ter que voltar a contribuir para a Previdência - disse José Jorge.

O senador lembrou que os maiores de 70 anos são justamente os que pagam mais caro por planos de saúde e que têm mais necessidades de remédios e cuidados especiais. José Jorge lembrou que o Supremo Tribunal Federal já considerou inconstitucional a cobrança de inativos, -e vai julgar novamente inconstitucional-.

O líder do PT e relator da reforma da Previdência, senador Tião Viana (PT-AC), disse que o governo era contra a emenda e citou o exemplo do empresário Antônio Ermírio de Moraes: -Por exemplo, um homem como Antônio Ermírio, com mais de 70 anos, pode perfeitamente contribuir com a Previdência-, disse o líder.

O líder do PFL, senador José Agripino (RN), disse que rejeitar essa emenda era -a perversidade da perversidade da perversidade-, e acrescentou: -Estamos saindo da malha fina para a malha finíssima-. Agripino afirmou que não aceitava transferir a decisão sobre quem tem mais de 70 anos para a chamada PEC paralela.

- Temos que dar a quem tem mais de 70 anos a segurança de que não vai perder uma parte de seus magros vencimentos. Não podemos esperar pela PEC Conceição, aquela que ninguém sabe, ninguém viu - acrescentou. Mas a oposição não teve sucesso.

O líder da Minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB), defendeu a emenda que isentava os idosos acima de 70 anos, e advertiu o governo: -É bom que se lembrem da justiça divina, que não perdoa quem maltrata idosos e crianças. Vejam o que está acontecendo com Michael Jackson-.



27/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Isenção a maiores de 60 anos é rejeitada

Emenda do Amapá ao projeto do FPE é rejeitada pelo Plenário

Projeto garante emprego para quem tem mais de 40 anos e para quem ingressa no mercado de trabalho

Projeto garante emprego para quem tem mais de 40 anos e para quem ingressa no mercado de trabalho

Benefício para quem tem mais de 40 anos será examinado pela CAE

CAE VOTA DESCONTO DE PASSAGENS INTERESTADUAIS PARA QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS