Itaipu substituirá sistemas de transmissão para evitar apagões
A Usina Hidrelétrica de Itaipu vai substituir até novembro o sistema de proteção das quatro linhas de transmissão de 10 quilômetros (km) que levam a energia da usina até uma subestação de Furnas. O diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, explicou nessa terça-feira (13) que os novos sistemas são mais precisos e eficientes que os atuais.
Segundo Samek, a troca dos sistemas de proteção já estava programada e não está relacionada com o apagão do dia 2 de setembro, que deixou diversos estados sem energia por cerca de 40 minutos. Mas ele admitiu que os novos sistemas poderiam ter evitado o blecaute. “Se essa proteção nova tivesse instalada, não teria ocorrido o desligamento que ocorreu”. O tema foi tratado nessa terça-feira pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
As novas proteções são digitais e vão monitorar as linhas o tempo todo para verificar alguma falha. Se algum problema for detectado, o trecho é desligado com rapidez para que a falha não se alastre para o resto do sistema. A substituição vai custar cerca de US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão).
Fonte:
Agência Brasil
14/09/2011 12:33
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin relata providências para evitar apagões em Manaus
Augusto Botelho defende uso de energia nuclear para evitar 'apagões'
Secretaria decide antecipar entrega de nova subestação para evitar apagões em SP
Aberta licitação para obras de construção de linha de transmissão de Itaipu
Equipamento da Itaipu aumenta capacidade de transmissão de energia para Paraguai
Mozarildo cobra do governo federal hidrelétrica que pode evitar apagões em Roraima