Mozarildo cobra do governo federal hidrelétrica que pode evitar apagões em Roraima



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cobrou do governo federal a construção da hidrelétrica Cachoeira do Tamanduá, no rio Cotingo, que "vai livrar do estado de Roraima" dos apagões. Informou que o estado é abastecido por eletricidade vendida pela Venezuela, proveniente da hidrelétrica de Guri, mas os próprios venezuelanos vêm enfrentando racionamentos.

Ele lembrou que a então ministra das Minas e Energia Dilma Rousseff disse, no início do governo Lula, que a hidrelétrica seria construída, mesmo se localizando em terras indígenas, pois a Constituição trata dessa situação - as tribos podem ser compensadas com o pagamento de royalties. A seguir, o Senado aprovou projeto de Mozarildo prevendo a construção da hidrelétrica, mas "até hoje nada foi feito".

- Há pouco, vimos o presidente Lula afirmar que o Brasil poderá construir uma hidrelétrica na vizinha Guiana, mas nada fala sobre a nossa hidrelétrica - lamentou o senador.

Mozarildo Cavalcanti criticou o governo Lula pela demarcação de mais duas reservas indígenas no território de Roraima, depois de ter demarcado a reserva Raposa Serra do Sol, com 1,7 milhão de hectares. Disse que as novas reservas (Anaro e Trombetas/Mapuera) reduzem ainda mais a área livre do estado.

- O governo federal está transformando Roraima em uma ilha cercada por reservas por todos os lados. Só o governo Lula demarcou nove reservas indígenas e outras três ecológicas - protestou.

O senador informou que pretende questionar na Justiça a anunciada criação de uma nova reserva biológica - Parque do Lavrado - no seu estado. Ele foi apoiado, em aparte, pelo senador Augusto Botelho (PT-RR).



02/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende construção de hidrelétrica para acabar com apagões em Roraima

Mozarildo quer construção de hidrelétrica em Roraima

Mozarildo registra 16 anos de Roraima e cobra do governo a transferência de terras da União

Mozarildo pede aprovação de construção de hidrelétrica em Roraima

Arthur Virgílio cobra medidas do governo federal para evitar risco de apagão em Manaus

Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima