Itamaraty comemora aprovação do Tratado Constitutivo da Unasul no Congresso
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta sexta-feira (8) afirmando que “registra, com grande satisfação, a aprovação do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) pelo Senado Federal”, em 7 de julho.
Segundo a nota, essa etapa encerra a tramitação legislativa do tratado no Brasil, que permitirá a participação do País como membro pleno da Unasul.
A Unasul reúne oito conselhos para promover a cooperação no nível sul-americano: Defesa; Desenvolvimento Social; Saúde; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; Problema Mundial das Drogas; Infraestrutura e Planejamento; Energia; e Economia e Finanças.
O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em Brasília em 23 de maio de 2008 e, até o momento, já foi aprovado internamente por dez países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
O tratado entrou em vigor em 11 de março deste ano, já que estava previsto o início de sua vigência após a aprovação legislativa por nove países.
Fonte:
Ministério das Relações Exteriores
08/07/2011 20:07
Artigos Relacionados
Aníbal Diniz registra aprovação do tratado constitutivo da Unasul
Tratado Constitutivo da Unasul tem parecer favorável da CRE
Brasil participa de cerimônia que põe em vigor Tratado Constitutivo da Unasul nesta sexta
Zambiasi comemora aprovação do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul
FHC cobra do Congresso aprovação de tratado
Congresso comemora 50 anos do tratado Antártico