Tratado Constitutivo da Unasul tem parecer favorável da CRE



Matéria corrigida às 16h25

Pouco mais de três meses depois da sua entrada em vigor, com a adesão de nove países, o Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) está mais próximo de ser ratificado pelo Brasil. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) apresentou, nesta quinta-feira (30), parecer favorável ao projeto de Decreto Legislativo (PDS) 138/11, que aprova o texto do tratado e será votado pelo Plenário em regime de urgência .

Os países da Unasul deverão, segundo o tratado, "construir, de maneira participativa e consensuada, um espaço de integração e união no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos". A organização, prossegue o texto, deverá priorizar o diálogo político com vistas a "eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados".

O tratado foi firmado em maio de 2008, em Brasília, pelos presidentes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O texto entrou em vigor em 11 de março, um mês depois da ratificação pelo Uruguai, o nono país sul-americano a obter a aprovação do tratado pelo seu respectivo Poder Legislativo.

A Secretaria-Geral da Unasul terá sede em Quito, no Equador. E o artigo 17 do tratado estabelece a criação de um Parlamento Sul-Americano com sede na cidade de Cochabamba, na Bolívia. O estabelecimento desse novo parlamento, contudo, ainda deverá ser objeto de um protocolo adicional. O relator do projeto, senador Aníbal Diniz (PT-AC), propôs em seu voto que a negociação desse protocolo seja feita por comissão formada exclusivamente por parlamentares eleitos.

O presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), considerou de "extrema importância" o estabelecimento do Parlamento Sul-Americano. A sugestão para que a cidade sede desse novo órgão fosse Cochabamba, na Bolívia, foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) elogiou a aprovação do tratado. Em sua opinião, "essa é uma daquelas conquistas da nossa região que merecem ser aplaudidas pelo povo brasileiro". O senador João Pedro (PT-AM), por sua vez, pediu urgência para a votação da matéria no Plenário.



30/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Itamaraty comemora aprovação do Tratado Constitutivo da Unasul no Congresso

Aníbal Diniz registra aprovação do tratado constitutivo da Unasul

Brasil participa de cerimônia que põe em vigor Tratado Constitutivo da Unasul nesta sexta

Tratado de extradição com a França tem parecer favorável

Senado aprova texto do tratado que cria a Unasul

Atualização do ISS tem parecer favorável da CAE