Jader defende "mutirão" para segurança pública



O presidente do Senado, Jader Barbalho, defendeu nesta segunda-feira (dia 19) a realização de um "mutirão", juntando todos os níveis do Executivo, mais o Judiciário e o Legislativo, visando encontrar saídas urgentes para a questão da segurança pública. Segundo ele, os fatos ocorridos em São Paulo demonstram que "o sistema penal brasileiro está profundamente ultrapassado", e apontam como prioritária a necessidade de investir mais em segurança.

- O problema vem se acumulando através do tempo, e precisa ser enfrentado. Ficou claro que o aparelho policial perdeu. Com este episódio emblemático, episódio grave, a segurança se transformou num desafio - afirmou.

O senador considera este "um tema inevitável" da reunião com o presidente da República, prevista para a manhã desta terça-feira (dia 20), e que será seu primeiro encontro pessoal com Fernando Henrique, depois de eleito presidente do Senado. Jader informou que defenderá a inclusão do "mutirão" como um dos pontos essenciais da agenda positiva do governo.

A ênfase da proposta está na adoção de ações coordenadas do governo federal e os Executivos estaduais e municipais, partindo da constatação de que "o importante não é buscar culpados, e sim encontrar soluções; a questão não é estadual nem federal, é nacional". Da mesma forma, caberia ao Congresso participar, seja aprovando recursos para investimento em recursos humanos e equipamento, seja revisando a legislação penal, com a participação do Judiciário.

Jader acredita nos resultados positivos do investimento em segurança, tanto no aperfeiçoamento profissional dos policiais quanto no equipamento que usam, porque "freqüentemente verificamos que os delinqüentes estão melhor armados do que a polícia". Ressaltou, igualmente, a obrigatoriedade de reforma do sistema penal.

- São raríssimos os casos de recuperação de presos; temos despesas imensas de manutenção dos presídios para resultados insignificantes. As penas alternativas podem ser uma solução para acabar com a superlotação dos presídios - ponderou.

19/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FHC incentiva proposta de Jader de mutirão para segurança

Serys defende programa federal para melhoria da Segurança Pública

Geraldo Mesquita defende melhores salários para segurança pública

LUIZ ESTEVÃO DEFENDE CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

ADEMIR DEFENDE UM NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O PAÍS

Eliseu Santos defende urgência para aprovar CPI da Segurança Pública